Entenda quais são os documentos necessários para tirar carteira de trabalho - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Entenda quais são os documentos necessários para tirar carteira de trabalho

Ao comparecer em um posto de atendimento para tirar a Carteira de Trabalho, é necessário levar alguns documentos. Veja quais são eles!

O trabalho formal exige que o trabalhador tenha uma Carteira de Trabalho (CTPS), para que nela seja feito o registro do seu novo emprego. Sem ela, o cidadão não pode ser contratado e acaba tendo problemas na sua carreira profissional. Por isso, é fundamental que o trabalhador emita a sua CTPS o quanto antes, não deixando para fazer isso na última hora, assim que precisar do documento.

Adolescentes que tenham a partir de 14 anos já podem ter a sua própria carteira. Para isso, é preciso comparecer a uma unidade de atendimento credenciada, tendo em mãos toda a documentação necessária, e solicitar o serviço de emissão do documento. Vale lembrar que o atendimento só é feito mediante agendamento prévio, que pode ser feito pela internet.

Veja como você pode tirar a sua CTPS e quais são os documentos necessário para esse serviço.

Como tirar a Carteira de Trabalho

Antes de tudo, é preciso saber qual o órgão público responsável por esse serviço, ou seja, saber onde exatamente você pode tirar este documento. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é que deve proporcionar o serviço de emissão da carteira de trabalho. Por isso, você pode procurar as sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a Gerência Regional do Trabalho ou os postos de atendimento conveniados com o MTE, como a Casa do Cidadão, no Ceará, e o Ganha Tempo, em Goiás.

Depois disso, é preciso agendar o serviço. Caso essa etapa seja pulada, você corre o risco de não conseguir realizar a emissão do documento e acaba perdendo a viagem, tendo que retornar ao posto de atendimento. Você pode fazer o agendamento pelo próprio site do MTE, ou ainda pelo site do posto de atendimento credenciado de sua preferência. No site do Poupatempo, que é um dos postos conveniados ao MTE em São Paulo, é possível agendar o serviço em poucos cliques.

Quais são os documentos necessários?

Da mesma forma que o agendamento para o serviço é fundamental, levar os documentos necessários são de grande importância, pois, sem eles, a carteira não pode ser emitida. Veja quais são os documentos obrigatórios:

  • Documento oficial de identificação civil que contenha o nome, data e local de nascimento (cidade e estado), filiação, nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão, como o RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovante de estado civil, que pode ser a Certidão de Nascimento, caso seja solteiro, ou a de Casamento, se for casado. Se for separado, divorciado ou viúvo, é preciso levar a Certidão de Casamento com averbação;
  • Foto 3×4 colorida e recente, com fundo branco.

Se você precisa tirar a 2ª via, você deve levar todos os documentos listados acima, exceto a foto, e também estes abaixo:

  • Documento que comprove o número da via anterior, como um contrato de trabalho;
  • Boletim de Ocorrência (em caso de furto, roubo, perda ou extravio);
  • CTPS inutilizada ou danificada (caso você esteja tirando a 2ª via por motivo de inutilização).

Preciso pagar para tirar a Carteira de Trabalho?

Não. A emissão da CTPS é gratuita tanto para a 1ª via quanto para a 2ª via, independente do motivo.

Você também pode tirar a sua carteira de forma totalmente digital. A Carteira de Trabalho Digital já está substituindo a impressa desde setembro de 2019, oferecendo mais praticidade ao trabalhador e também ao empregador que utiliza o sistema do e-Social.

Todo cidadão que tenha inscrição no CPF já tem uma carteira de trabalho digital. Para acessá-la, é preciso de cadastrar no GOV.BR, que é a conta de acesso única do Governo, e depois, baixar o aplicativo, disponível no Google Play e na App Store. Assim, você sempre carrega a sua CTPS no seu bolso.

Veja também!