Entenda o que é o Seguro Desemprego

  • Google+
  • LinkedIn

Foi demitido sem justa causa e ainda não conseguiu outro trabalho? Saiba que dá para ganhar uma pensão temporária do governo para ajudar com as despesas: o Seguro Desemprego.



Seguro desemprego é um benefício oferecido pelo governo a trabalhadores  que foram demitidos sem justa causa para ajudá-los na busca por um novo emprego. O benefício pode ser pago em até 5 parcelas e o valor recebido vai depender da faixa salarial que você tinha enquanto trabalhava.

Para fazer o pedido do benefício do seguro desemprego é preciso estar de acordo com algumas exigências que passaram por alterações e estão em vigor desde março de 2015.

Se você ainda tem dúvidas sobre o seguro desemprego, a Konkero está aqui para te ajudar!

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

Existem algumas condições para fazer o pedido deste benefício. Confira:

– A demissão deve ser sem justa causa, ou seja, a empresa não teve motivo aparente para mandar o funcionário embora;

– O período trabalhado precisa ser de no mínimo 18 meses para a primeira solicitação de acordo com as novas regras do seguro desemprego. Para o segundo pedido é preciso ter trabalhado no mínimo 12 meses e nas solicitações seguintes é necessário ter trabalhado no mínimo 6 meses.



– A pessoa não pode ter outra renda, incluindo benefícios da previdência social. As únicas exceções são pensão por morte e auxílio-acidente.

Quanto é possível receber no Seguro Desemprego

Os valores da parcela do seguro desemprego variam entre o salário mínimo, atualmente em R$ 880, e o teto de R$ 1.542,24.

Você pode receber até 5 parcelas do seguro, mas a quantidade vai depender de quanto tempo você ficou na empresa. Já o valor de cada uma depende de quanto você ganhava anteriormente.



Se quiser saber onde e como retirar o benefício, clique aqui.

As novas regras do Seguro Desemprego

Descubra o que muda a partir de março de 2015 para quem solicitar o benefício.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.