Entenda a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014

  • Google+
  • LinkedIn

Entenda a declaração do Imposto de Renda 2014

Nesta quinta-feira, dia 6 de março, começou o prazo para declarar o Imposto de Renda 2014. Você tem até o dia 30 de abril de 2014 para mandar sua declaração, mas quanto antes você terminar o documento, antes receberá a restituição do imposto.



Entenda agora os principais pontos sobre o IR 2014.

Quais são os tipos de declaração de imposto de renda

Existem duas formas de contar ao governo quanto você recebeu no ano passado: a declaração simplificada e a declaração completa. Para fazer qualquer uma delas, você precisa baixar e instalar o programa do Imposto de Renda no seu computador – clique aqui.

Conforme você adicionar as informações, o programa mostrará os valores que você terá que pagar para o Governo ou que receberá na restituição.

A declaração simplificada é a mais comum, indicada para quem não tem muitos gastos. Já a completa costuma ser a melhor opção para quem tem muitos gastos com plano de saúde, educação ou declara algum dependente.

Na dúvida, acompanhe os valores que o Programa informa enquanto você declara os gastos e, no final, escolha a opção que tiver a maior restituição.



Como fazer a declaração de Imposto de Renda 2014

O primeiro passo é baixar e instalar o Programa do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2014 – clique aqui para encontrar esses links. Em seguida, comece a preencher as informações solicitadas, como salário, saldo da conta corrente e da conta poupança em 31 de dezembro de 2013, os rendimentos dessas aplicações, outros rendimentos como pensão, e os pagamentos que fez (que podem ser plano de saúde, exame médico, curso de inglês etc). Clique aqui para ver um passo a passo ilustrado de como fazer a declaração online.

Assim que você terminar, baixe e instale outro programa: o Receitanet – você encontra o link clicando aqui. Sem ele, não dá para enviar a declaração para a Receita Federal. E, se você não enviar o documento, o governo entende que você não declarou o Imposto de Renda.



O que fazer se faltou informação na declaração enviada

Quando você envia o documento do IR 2014, mas deixa de declarar algum ganho – seja qual for o motivo – saiba que você pode (e deve) corrigir essa informação. O prazo máximo é de cinco anos para alterar qualquer dado, mas procure regularizar as informações assim que possível porque você pode ser multado antes desse período.

O que acontece com quem perde o prazo de envio de declaração de imposto de renda da pessoa física

Existe a possibilidade de declarar depois, mas você pagará uma multa por isso. E este valor fica entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido (que é o total que aparece quando você termina a declaração).





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.