Emitir CPF: saiba como! - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Emitir CPF: saiba como!

Ainda não fez o seu CPF? Veja agora como emitir este documento essencial para todo cidadão brasileiro!

Um dos documentos pessoais mais importantes é o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas. Composto por 11 dígitos numéricos, ele é um dos documentos de identificação dos brasileiros e é solicitado em muitas situações. Não é possível fazer uma contratação de crédito sem o CPF, por exemplo, ou abrir uma conta corrente no banco, ou entrar na faculdade, ou ainda, fazer alguma compra online. Em todas essas ocasiões, este número é requisitado.

Este documento também é fundamental para que os contribuintes sejam identificados na Declaração de Imposto de Renda. Além disso, caso haja dependentes, o CPF de cada um deve ser incluído na declaração.

Se você ainda não fez o seu CPF, saiba que o processo de emissão é bem simples, podendo ser feito diretamente no site da Receita Federal, de forma prática e sem exigir que você compareça em algum estabelecimento físico. Mas vale saber que a emissão online só pode ser feita por pessoas que tenham entre 16 e 25 anos de idade e que estejam com o título de eleitor regular. Caso contrário, será preciso sim, comparecer em uma entidade conveniada com a Receita Federal.

Como emitir o CPF

Para fazer o CPF, você deverá informar alguns dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, título de eleitor, entre outros. O processo online é gratuito e pode ser feito em apenas 4 passos. Veja o passo a passo abaixo.

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e selecione a opção “CPF”.

Passo 2. Na parte de “Serviços em destaque”, clique na primeira opção, que é “Inscrição – 1ª via CPF – Brasileiros Residentes no Brasil”.

Passo 3. Na tela seguinte, clique em “Online” caso você tenha entre 16 e 25 anos de idade e o título de eleitor regular. Se essa não for a sua situação, clique em “Entidade Conveniada”.

Passo 4. Nesta etapa, você deverá preencher o formulário, inserindo todas as informações solicitadas de forma correta. Depois, é só clicar em “Enviar” e aguardar a emissão do documento.

Como o cartão CPF não é mais emitido desde junho de 2011, os cidadãos podem fazer a impressão do comprovante de inscrição no próprio site da Receita, ou seja, não é preciso esperar o documento chegar pelo correio e nem ir retirar em algum lugar. Veja aqui como fazer essa consulta.

Caso você não tenha entre 16 e 25 anos ou não esteja com o título de eleitor regular, você deverá comparecer em uma entidade conveniada com a Receita Federal para conseguir emitir o seu CPF sem pagar nada. É possível saber o endereço dessas unidades de atendimento clicando em “Entidades conveniadas” (imagem do Passo 3) e depois em “Entidades que prestam serviços gratuitos de CPF”.

Ou ainda, você pode ir até uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou dos Correios e solicitar a emissão lá, no entanto, o serviço nestes estabelecimentos é pago. Não esqueça de levar o seu RG ou, se for menor de idade, a sua certidão de nascimento e o RG do seu responsável legal.

Veja também!