Documentos necessários para tirar o RG - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Documentos necessários para tirar o RG

Veja quais documentos você precisa para tirar o RG e ter a sua carteira de identidade!

O RG é um dos documentos essenciais dos cidadãos, assim como o CPF e o título de eleitor, pois se trata de um documento de identificação. Também chamado de Carteira de Identidade, o Registro Geral é fundamental no momento de abrir uma conta corrente, contratar um financiamento ou empréstimo, se matricular em um curso ou, ainda, para efetuar os mais diversos cadastros.

Infelizmente, ainda não é possível tirar o RG pela internet, como acontece com o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas. Neste caso, o único serviço que pode ser feito online é o agendamento, que é essencial para o atendimento presencial no respectivo posto de atendimento. Em cada estado brasileiro, o posto responsável pela emissão do documento é diferente, porém, nas delegacias de polícia o serviço também pode ser feito.

Além do agendamento, também é fundamental que o interessado leve os documentos necessários. Caso contrário, ele não conseguirá emitir a carteira de identidade e terá que retornar ao posto de atendimento depois de fazer um novo agendamento.

Veja agora o que fazer para conseguir tirar o RG e quais são os documentos necessários para a sua emissão.

Como tirar o RG

O primeiro passo para tirar o RG é saber qual órgão público é responsável por esse serviço no seu estado ou cidade. Em São Paulo, por exemplo, o documento pode ser emitido no Poupatempo. Já no Rio de Janeiro, a emissão é feita no Detran-RJ. Em Minas Gerais, o interessado deve ir até os Postos de Atendimento UAI, enquanto em Goiás, o órgão responsável é o Vapt Vupt, e no Rio Grande de Sul é o Tudo Fácil.

Depois de saber aonde você deve ir, é preciso fazer o agendamento para conseguir ser atendido e tirar a carteira de identidade. Se você não agendar, dificilmente conseguirá um atendimento. O agendamento pode ser feito online, nos respectivos sites dos órgãos que oferecem o serviço de emissão do RG. Acesse o site e busque a opção de agendamento. Escolha o local, a data e a hora que forem melhor para você e compareça lá com os documentos necessários.

Quais são os documentos necessários?

É fundamental que você leve todos os documentos necessários para conseguir tirar o RG. Caso você não os leve ou esqueça um, pode não conseguir emitir o documento e ter que voltar ao posto de atendimento para finalizar o serviço. Os documentos obrigatórios são:

  • CPF – original ou cópia autenticada;
  • Certidão de nascimento – original ou cópia autenticada, e uma cópia simples;
  • Certidão de casamento (se houver) – original ou cópia autenticada, e uma cópia simples.

Caso você queira incluir outros dados que você considere importantes no seu RG, como o número do PIS, o CPF ou a informação sobre uma deficiência física, basta levar o documento. Os documentos que são aceitos são:

  • Atestado médico que contenha o CID (Código Internacional de Doenças) da doença – original;
  • Cartão do Cidadão – original ou cópia autenticada;
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou Cartão do SUS – original ou cópia autenticada;
  • Requerimento de Inclusão ou Exclusão de Nome Social – original;
  • Resultado de Exame Laboratorial de Tipagem Sanguínea – original ou cópia autenticada, e cópia simples.

Preciso pagar para tirar o RG?

Depende. Se você vai tirar a 1ª via, a emissão é gratuita. No entanto, caso seja a 2ª via, você deverá pagar, e a taxa varia de estado para estado. Portanto, não deixe de confirmar qual a taxa cobrada no seu estado por este serviço.

Em casos de roubo, você pode levar o Boletim de Ocorrência para conseguir a isenção. Há ainda outras ocasiões que dispensam esse pagamento, como quando o cidadão apresenta uma declaração de pobreza, for idoso, ou quando há erro de digitação no RG.

Veja também!