Data de emissão do RG: como encontrar - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Data de emissão do RG: como encontrar

Descubra como encontrar a data de emissão do RG e saber quando ele foi tirado!

Um dos documentos de identificação do brasileiro é o RG, também chamado de Carteira de Identidade. Contendo alguns dos dados mais importantes do cidadão, como nome completo, data de nascimento, filiação e naturalidade, o documento é solicitado em diversas ocasiões, como em diferentes tipos de cadastros, abertura de conta corrente, entre outras.

Um dos dados presentes na carteira de identidade e que pode ser solicitado nessas ocasiões é a data de emissão do documento, que nada mais é do que o dia, o mês e o ano em que o RG foi tirado. Para encontrar essa informação, basta olha a parte de trás do RG. No entanto, caso você não esteja com o documento em mãos, você pode conseguir esse dado pelo Portal Meu INSS, tanto pelo site, como pelo aplicativo. Veja como fazer esse processo!

Como encontrar a data de emissão do RG

Há três maneiras para encontrar essa informação: na própria carteira de identidade, no site do Meu INSS e no aplicativo do Meu INSS. Entenda como achar este dado em cada um dos métodos.

1. Carteira de identidade

No RG, a data em que o documento foi tirado pode ser encontrada na sua parte traseira, no canto superior direito, no campo “Data de Expedição”, ao lado do campo “Registro Geral”. Esta é a localização da data de emissão tanto no modelo antigo do documento quanto no modelo novo. Portanto, caso você precise deste dado e esteja com a carteira de identidade em mãos, é só conferir no próprio documento.

2. Site Meu INSS

No site do Meu INSS, é possível encontrar o dado com poucos cliques. Confira o passo a passo.

Passo 1. Acesse o Portal Meu INSS, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela, e depois em “Login”.

Passo 2. É preciso que você tenha uma conta cadastrada no portal para conseguir fazer essa consulta. Portanto, caso você ainda não tenha uma, selecione a opção “Crie sua conta” e faça o seu cadastro, informando o número do seu CPF, nome completo, telefone celular, endereço de e-mail, entre outros dados. Se já tiver uma conta, basta colocar o CPF e a senha.

Passo 3. Na barra lateral de serviços, clique em “Extrato de Contribuições (CNIS)”.

Passo 4. Com o extrato aberto, selecione a aba “Dados Cadastrais”, do lado direito, e desça um pouco a tela, até que a parte “Documentação” apareça. No campo “Identidade”, você pode encontrar a data de emissão do documento, conforme indicado na imagem abaixo.

3. Aplicativo Meu INSS

Pelo aplicativo, a facilidade é a mesma, porém o caminho até a informação é um pouco diferente. Acompanhe o passo a passo.

Passo 1. Faça o download do aplicativo no seu smartphone pelo Google Play ou App Store e clique em “Entrar”.

Passo 2. Assim como pelo site, é preciso que você tenha uma conta para fazer a consulta. Sendo assim, se ainda não tem uma, informe o seu CPF e clique em “Cadastrar”. Se já é cadastrado, coloque o CPF e clique em “Próxima”.

Passo 3. Na página principal, clique nos três risquinhos, no canto superior esquerdo, para abrir o menu.

Passo 4. Ao clicar em “Extratos/Certidões/Declarações”, selecione a última opção, “Meu Cadastro”.

Passo 5. Na parte “Documentação”, você encontrará a data de emissão do seu RG, no campo “Identidade”.

Veja também!