. CPF para crianças: como tirar - Konkero

CPF para crianças: como tirar

Precisa fazer o Imposto de Renda, mas os filhos ainda não possuem CPF? Saiba como fazer a inscrição de crianças para obter o documento. 

O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é um documento de identificação emitido pela Receita Federal Brasileira. O cadastro possui uma numeração única com 11 dígitos para cada cidadão brasileiro. Ele é de extrema importância para a abertura de contas, matrículas escolares, cadastro para compras e no Imposto de Renda (IR).

Antes, a Receita Federal recomendava que o CPF fosse tirado assim que os indivíduos completassem 16 anos. Agora, é possível retirar o documento quando a certidão de nascimento da criança é emitida pelo cartório. E, a partir de 2019, o CPF de todos os dependentes do titular do Imposto de Renda (IR) deverão estar na declaração.

Tem crianças e adolescentes na família e precisa tirar o CPF deles para fazer a declaração do Imposto de Renda? Confira a seguir como fazer o CPF dos pequenos e registrá-los no IR sem problemas.

Como tirar o CPF para crianças

Para fazer o CPF, tanto de adultos, quanto de crianças, será necessário que o responsável compareça a um dos postos de atendimento autorizados pela Receita Federal. Também é possível obter o documento em agências dos Correios e do Banco Brasil. A taxa pelo serviço custa R$ 7,50.

Desde 2015, os cartórios passaram a emitir a inscrição do CPF assim que as crianças são registradas. Por isso, se o seu filho nasceu após esse período, verifique na certidão de nascimento se não há o número do CPF da criança.

Documentação necessária para tirar o CPF para crianças

  • Documento de identidade da criança ou adolescente (RG ou certidão de nascimento);
  •  Documento de identificação do responsável (RG ou certidão de nascimento e CPF).

Após a inscrição do CPF, o responsável receberá um comprovante com a numeração do documento. A sequência de números do CPF era anexada em um cartão da cor azul até alguns anos atrás. Hoje, o número pode ser consultado na internet no site da Receita Federal, impresso e plastificado.

Veja também!




Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online na KeroGrana.