Consultar CPF pelo RG: saiba como - Konkero

Consultar CPF pelo RG: saiba como

O CPF está registrado na carteira de identidade. Veja onde localizar o número do documento e como consultar dívidas! 

O RG e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) são documentos importantes para a identificação do seu portador. A carteira de identidade precisa ser apresentada em cadastros e para preencher documentações, enquanto o CPF é obrigatório em algumas compras e na contratação de serviços bancários, como empréstimos, financiamentos e abertura de contas.

Como a numeração desses documentos é utilizada em diversos processos, o ideal é que o titular sempre leve pelo menos uma cópia do RG e CPF na carteira, mas procure sempre apresentar a via original dos documentos em órgãos públicos, bancos e outros cadastros.

A Receita Federal emitia o cartão azul com a numeração do Cadastro de Pessoa Física até 2011, mas hoje em dia a impressão do documento é mais simplificada e pode ser feita na internet. Nos formatos mais recentes, o titular consegue anexar o número do CPF na carteira de identidade, o que facilita na hora de preencher cadastros e consultar dívidas em seu nome. Entenda mais!

CPF no RG: onde encontrar

O CPF fica na parte de trás do RG, junto com o nome completo, data de nascimento, nome dos pais e a data de expedição do documento. Logo abaixo do local de origem do documento, fica localizada a inscrição do CPF. Veja no exemplo abaixo:

Caso precise apresentar ambos os documentos em bancos ou financeiras para fazer uma análise de crédito, as empresas aceitam a numeração do CPF que está no RG. No entanto, é sempre bom garantir o comprovante de inscrição do CPF emitido pela própria Receita Federal. Confira abaixo como fazer a consulta do documento online!

Como consultar o CPF na Internet

Para emitir o comprovante do CPF, o cidadão precisa ter o título de eleitor e estar em dia com as eleições. No site da Receita Federal, escolha a opção “Impressão Simplificada” ao lado da primeira situação presente no quadro “Cadastro de Pessoas Físicas”, como no exemplo abaixo. O usuário será direcionado à uma página de cadastro.

Na tela seguinte, o interessado em tirar a numeração do CPF deverá colocar alguns dados pessoais, como a inscrição do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o número do título eleitor. Ao clicar no botão “Enviar”, o sistema localizará a inscrição do portador e emitirá o comprovante do CPF. O cidadão pode imprimir, plastificá-lo e levar na carteira ou na bolsa.

Dívidas no CPF: como consultar

As compras e dívidas feitas por um indivíduo ficam atreladas diretamente ao seu nome e CPF. Por isso, antes dos bancos concederem empréstimos e empresas liberarem cartões de crédito, eles analisam o crédito do cliente utilizando o CPF.

Todavia, o titular do documento também pode consultar o CPF online e descobrir se possui dívidas ou outros pagamentos em aberto. No site da Serasa, o usuário faz um cadastro de graça e consegue ver as dívidas que estão pendentes. Preencha os campos com o seu CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail, conforme imagem abaixo.

Depois da aprovação do cadastro, entre na página de login e insira o CPF e a senha cadastrada. O usuário será direcionado para a página de serviços da Serasa. Logo no início, o sistema da empresa informará se há dívidas nesse CPF e qual é o Serasa Score do titular.

Veja também!