Consultar CPF pelo nome: saiba como - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Consultar CPF pelo nome: saiba como

Além da análise feita pelo número de inscrição, algumas empresas consultam o CPF de clientes pelo nome. Saiba mais! 

Quando um cliente faz a assinatura de algum serviço, o seu nome e o CPF ficam atrelados à empresa em fez a contratação. Se porventura o assinante deixar de pagar a mensalidade sem fazer o devido cancelamento, os riscos dele ir para listas de devedores da Serasa e do SPC, além de ter o nome negativado são grandes.

Para correr menos riscos de ter prejuízos, os bancos fazem uma análise de crédito do cliente antes de liberarem empréstimos ou cartões. Dessa forma, eles têm mais garantia que o cliente fará o pagamento correto da dívida.

Os bancos consultam o CPF do cliente na análise de crédito, porque, se houverem dívidas ou demais pendências, a instituição bancária pode negar o crédito ou limitá-lo por conta do histórico de pagamentos da pessoa. Além da numeração do documento, existem empresas que fazem a consulta do CPF pelo nome do titular. Descubra em quais casos isso pode acontecer!

Como funciona a consulta do CPF pelo nome

Muitos bancos e empresas trabalham em parceria com birôs de crédito. Os birôs coletam dados de diversos tipos de empresas e organizações, sendo elas bancos, financeiras, lojas, companhia de abastecimento de água e luz, entre outras instituições. A partir desse recolhimento de cadastros, os birôs organizam esses dados entre informações completas e informações negativas.

As informações completas incluem inúmeros dados, como limites de pagamentos e as contas abertas e fechadas de clientes. Já as informações negativas contemplam dados sobre inadimplência. Nesse último caso, quando há o pagamento da dívida, as informações são apagadas da lista.

Alguns bancos e lojas de crédito consultam as informações do cliente nos birôs. Dentro do banco de dados, as empresas localizam o histórico financeiro da pessoa e têm uma ideia de como é o perfil do cliente antes de liberar o crédito. Dessa forma, as empresas conseguem fazer a consulta do CPF pelo nome. Diferente do que acontece na análise de crédito apenas com a numeração do CPF, os birôs possuem informações mais completas sobre o possível cliente.

Qualquer pessoa pode fazer a consulta do CPF pelo nome?

Não. Os birôs de crédito liberam os dados apenas para instituições bancárias e empresas parceiras com o objetivo de melhorar os níveis de empréstimos e diminuir a inadimplência entre os clientes. Portanto, o acesso ao perfil financeiro só pode ser feito por empresas credenciadas. Além disso, os birôs não podem repassar as informações para os consumidores, mas se você quiser consultar o seu CPF, existem ferramentas para conseguir. Veja abaixo!

Onde consultar o CPF

A Serasa e o Consumidor Positivo do Boa Vista são sites que oferecem soluções financeiras para os usuários. Na Serasa, por exemplo, o consumidor pode verificar se possui dívidas em seu nome e renegociar os débitos que estão em aberto no próprio site. Tanto o Serasa como o Consumidor Positivo possuem scores que qualificam a pontuação de crédito do usuário.

Para consultar o seu CPF na Serasa ou no Consumidor Positivo, clique aqui e veja como fazer!

Veja também!