Consulta de saldo do cartão cidadão: como fazer? - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Consulta de saldo do cartão cidadão: como fazer?

Veja como consultar o seu saldo do cartão cidadão e saiba quais benefícios você pode sacar com este cartão!

O cartão cidadão é um cartão disponibilizado pela Caixa Econômica Federal a todo indivíduo que recebe benefícios trabalhistas e sociais do Governo, como o FGTS, o Seguro-Desemprego e o PIS. Assim, o titular do cartão consegue acompanhar e sacar os benefícios nas agências da Caixa.

Antigamente, para consultar o saldo do cartão cidadão era preciso se dirigir até uma agência da Caixa e verificar o valor presencialmente. Hoje, isso já não é mais preciso: você pode fazer a consulta sem mesmo sair de casa, utilizando o aplicativo do banco, disponível em celulares Android e iOS. Veja como!

O que é o cartão cidadão?

Antes de saber como fazer a consulta do cartão cidadão de maneira prática, é importante saber o que de fato é esse cartão e entender quais fatores estão relacionados a ele.

O cartão cidadão é importante para as pessoas que recebem benefícios trabalhistas por meio da Caixa Econômica. É usando esse cartão que ex-funcionários conseguem sacar o dinheiro do FGTS e do Seguro Desemprego, caso o saque seja feito pelos terminais de autoatendimento ou em Casas Lotéricas.

Como consultar o saldo do cartão cidadão?

É muito fácil consultar o saldo do cartão cidadão, seja para qual benefício for. Basta acessar este link e fazer o login com o o seu CPF, NIS ou e-mail, e a senha. Esta senha não é a senha do cartão em si, mas sim, a deste serviço em especial. Ao logar, selecione o benefício do qual você quer saber o saldo e, assim, os valores serão exibidos em sua tela.

Caso você ainda não tenha uma senha, é só fazer o cadastro. O processo é simples e rápido. Na página inicial, selecione a opção “Cadastrar/Esqueci Senha” e prossiga com o cadastro, informando o seu nome, o nome dos seus pais, a sua data de nascimento e o número do seu RG. Na etapa seguinte, você deverá inserir o seu e-mail e cadastrar uma senha por meio do link que for enviado em seu e-mail. Feito isso, o seu cadastro já está pronto e você já pode consultar os saldos disponíveis.

Você também pode consultar o saldo do seu cartão cidadão por telefone. Basta ligar no número 0800-726-0207, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 21h00, e aos sábados, das 10h00 às 16h00.

Eu preciso ter um cartão cidadão?

O cartão cidadão é importante para a realização do saque dos benefícios que você tiver. Portanto, você só usará ele quando for sacar o dinheiro, dispensando o seu uso para consultar o saldo disponível. Além disso, se você já tiver uma conta na Caixa Econômica, não precisará do cartão cidadão, pois o seu benefício será depositado diretamente na sua conta.

Para saber mais sobre o cartão cidadão, de que forma solicitar o seu, como desbloqueá-lo e onde usá-lo, veja o Guia do Cartão Cidadão da Konkero!

Conheça as regras do seguro-desemprego

Os funcionários que são demitidos sem justa causa e trabalharam por pelo menos 18 meses têm direito ao seguro-desemprego, mas existem uma série de condições e regras na hora de solicitar esse benefício. Por isso, clique aqui e veja tudo sobre esse tipo de seguro.

Utilize o FGTS para comprar a casa própria

O FGTS é um dos benefícios que podem ser usados para comprar a casa própria. Entretanto, existem regras para utilizar o valor do fundo de garantia nesses casos. Contudo, veja 8 regras para usar o FGTS no Financiamento da casa própria.

Veja também!