Consulta de habilitação do seguro-desemprego: como fazer - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Consulta de habilitação do seguro-desemprego: como fazer

Foi demitido? Saiba como consultar a habilitação do seguro-desemprego e saber quanto você receberá!

O Seguro-Desemprego é um direito dos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Por cinco meses, eles recebem uma parcela de dinheiro, calculada com base nos três últimos salários do empregado demitido, e que auxilia o cidadão a sustentar a si e a sua família enquanto não consegue uma nova oportunidade de trabalho.

Depois que o empregador entrega o requerimento do Seguro-Desemprego ao seu funcionário recém desligado, este deve fazer a solicitação do benefício para ter acesso a ele. Ele pode solicitar presencialmente, nas agências da Caixa Econômica Federal ou no Poupatempo, ou ainda pela internet. Porém, para saber se a solicitação foi aceita, é necessário fazer a consulta de habilitação do seguro-desemprego.

Confira agora duas maneiras de fazer a consulta de habilitação do seguro-desemprego pela internet, de modo fácil e rápido.

Como fazer a consulta de habilitação do Seguro-Desemprego

Você pode fazer a consulta de habilitação do Seguro-Desemprego por meio do site da Caixa ou pelo site do Ministério do Trabalho. Veja como fazer em cada um dos sites.

Consulta de habilitação do Seguro-Desemprego pela Caixa

Passo 1. Acesse o site da Caixa Econômica e, na aba “Benefícios e Programas”, selecione a opção “Seguro-Desemprego”.

Passo 2. Na tela seguinte, clique em “Consultar o Pagamento”.

Passo 3. Faça o login, colocando o seu CPF, NIT/PIS ou e-mail, e a senha, e fazendo a validação. Caso você ainda não tenha uma senha, é só fazer o seu cadastro gratuitamente clicando em “Cadastrar/Esqueci Senha”.

Passo 4. Ao entrar na sua conta, clique em “Consulte seu benefício”, na aba “Seguro-Desemprego”.

Na tela seguinte, você poderá ver se a sua solicitação foi aprovada, bem como o número do seu requerimento. Ao longo do tempo, você poderá ver o valor de cada parcela e a data que ela foi depositada na sua conta.

Consulta de habilitação do Seguro-Desemprego pelo Ministério do Trabalho

Passo 1. Acesse o site do Ministério do Trabalho e clique em “Serviços do Ministério do Trabalho”.

Passo 2. Na parte “Para o Trabalhador”, selecione a opção “Consulta de habilitação do Seguro-Desemprego”.

Passo 3. Insira o número do seu PIS no campo indicado , faça a validação e clique em “Consultar”. Se você não tem em mãos o número do seu PIS, saiba aqui como conseguir pelo CPF.

Na tela seguinte, você poderá ver a situação do Seguro (se foi aprovado ou não), o seu tempo de serviço na empresa da qual foi desligado e a data dos depósitos das parcelas.

Veja também!