Consulta CPF: como fazer - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Consulta CPF: como fazer

A consulta do CPF é feita por bancos e financeiras antes de liberar créditos e serviços para os clientes. Saiba como descobrir a situação do seu CPF!

Quando um indivíduo pretende contratar um empréstimo ou cartão de crédito, as empresas consultam o seu CPF para descobrir se ele conseguirá pagar pelo valor emprestado ou pela fatura. Todas as dívidas ficam atreladas ao documento, por isso, a análise de crédito é feita pela numeração do CPF com intuito de localizar os pagamentos pendentes do interessado.

Antes de ir até um banco ou financeira para solicitar algum valor ou serviço, você consegue fazer a consulta do CPF em sites seguros e ter uma ideia de como estão as suas dívidas e descobrir se você está com o nome sujo. Os principais sites para consultar o CPF são a Serasa e o Consumidor Positivo da empresa Boa Vista. Também é possível ver o documento no site da Receita Federal, mas não há como consultar as dívidas por essa plataforma.

Veja abaixo o passo a passo para utilizar a Serasa e o Consumidor Positivo para descobrir a situação do seu CPF.

Como consultar CPF na Serasa

A Serasa trabalha com alguns serviços de consulta e negociação de dívidas. A empresa também utiliza uma pontuação chamada Serasa Score entre 0 e 1000 pontos para estabelecer o desempenho do usuário em relação ao pagamento das contas. Veja abaixo o passo a passo para consultar o CPF na Serasa!

Passo 1. Na página inicial do site da Serasa Consumidor, clique no menu superior direito em “O que você precisa?”. Depois, clique em “Consultar meu CPF”, como na imagem abaixo.

Passo 2. Nesta página, o usuário deve clicar na opção “Consulte agora o CPF”. Não há cobranças para utilizar o serviço de consulta da Serasa. O cliente deverá fazer um novo cadastro ou fazer login com uma conta do Google.

Passo 3. Em um novo cadastro, o usuário deve informar a inscrição do CPF, o nome completo, a data de nascimento, e-mail e uma senha de acesso. É importante ler e aceitar os termos de uso do site para prosseguir com a consulta.

Passo 4. Com o cadastro criado, a Serasa exibirá se o usuário possui dívidas pendentes e o score acumulado. Lembre-se: a pontuação do usuário varia entre 0 e 1000 pontos, sendo assim, quanto mais próximo estiver dos 1000 pontos, melhores serão as chances de conseguir um crédito maior em bancos e instituições financeiras.

Como consultar CPF no Consumidor Positivo

A empresa Boa Vista monitora os históricos de dívidas do consumidor e também disponibiliza a consulta do CPF por meio do Consumidor Positivo. A empresa não cobra para fazer a consulta. Veja abaixo como ver se há dívidas em aberto em seu nome.

Passo 1. Acesse o site do Consumidor Positivo. Na homepage, escolha a opção “Consulta de CPF” no menu superior do site. Logo depois, escolha a opção “Consulte agora” na tela seguinte.

Passo 2. Para fazer a consulta do CPF, você deverá fazer um cadastro ou conectar à conta do Facebook. Para um novo acesso ao site, clique em “Cadastre-se” e informe o seu CPF na próxima tela.

Passo 3. Assim como acontece na Serasa, o usuário deve preencher algumas informações no cadastro. São elas: o nome completo, a data de nascimento, o e-mail e um telefone celular. Leia e aceite os termos de uso e clique em “Cadastrar”. Após a confirmação do cadastro por e-mail, acesse o site usando o CPF ou e-mail com a senha.

Passo 4. Na página do usuário, o Consumidor Positivo mostrará as dívidas que estão pendentes, possíveis consultas que empresas tenham feito, o score do Boa Vista e, se houver, os pagamentos que estão em aberto.

Veja também!