Consulta benefício INSS: como fazer - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Consulta benefício INSS: como fazer

Veja como consultar o benefício do INSS e saber qual a situação da sua aposentadoria, auxílio-doença, ou outro benefício da instituição.

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS oferece diferentes benefícios à população, como a aposentadoria, o auxílio-doença, o salário-maternidade, entre outros. Para ter acesso a cada um deles, é preciso, antes, fazer a solicitação junto ao órgão e aguardar aprovação.

Para saber a situação do benefício, bem como quanto já foi pago ou não, os aposentados e pensionistas do INSS podem fazer a consulta usando o seu próprio CPF pela internet, de maneira prática e rápida. Confira como você pode fazer a consulta do benefício do INSS.

Consulta benefício INSS: como fazer

Para fazer essa consulta, você deve ter cadastro no Meu INSS, central de serviços do INSS. Caso você já tenha o cadastro, acesse a página e insira o seu CPF e sua senha. Se ainda não tiver um cadastro, basta criar a sua conta.

Ao acessar a sua conta, você pode consultar quais pagamentos já foram feitos clicando em “Extrato de Pagamento de Benefício”, no menu lateral esquerdo. Nesta opção, há o detalhamento do pagamento, como a competência, o valor, o meio de pagamento e a data de pagamento.

No Meu INSS, você também pode consultar o número do seu benefício, necessário em algumas ocasiões, e o número do PIS. Para isso, é só clicar no seu nome, no canto superior direito, e será mostrado o seu nome, CPF, NIT/PIS e benefício.

Outra opção é consultar o tempo de contribuição, tendo acesso a todas as contribuições já feitas ao INSS de maneira detalhada, sabendo a empresa, a data e o valor que foi contribuído.

Essas consultas são gratuitas e você pode fazer quantas vezes quiser, a fim de acompanhar o pagamento do seu benefício e buscar rapidamente a solução caso ocorra algum problema.

Quem tem direito ao benefício do INSS?

O INSS tem diferentes tipos de benefícios, direcionados a pessoas em diferentes situações. O mais conhecido é a aposentadoria, um direito de quem trabalhou e contribuiu com a Previdência Social por determinado período de vida.

Além desse tipo de aposentadoria, há ainda a aposentadoria especial por tempo de contribuição (para quem trabalhou exposto a agentes prejudiciais à saúde), a aposentadoria por invalidez (para quem não tem ou perdeu a capacidade de trabalhar), a aposentadoria por idade rural (para quem trabalhou, no mínimo, 180 meses na atividade rural e tem como comprovar), entre outros tipos de aposentadoria.

Outros benefícios são:

  • Salário-maternidade: pago a mulheres que foram afastadas do trabalho para ter o filho ou em caso de adoção;
  • Auxílio-doença: pago a quem não pode trabalhar temporariamente devido a alguma questão de saúde;
  • Auxílio-acidente: pago a quem teve sua capacidade de trabalhar reduzida permanentemente;
  • Auxílio-reclusão urbano: pago aos dependentes do cidadão preso em regime fechado e que seja de baixa renda;
  • Salário-família: pago ao empregado de baixa renda de acordo com o número de filhos;
  • Pensão por morte rural ou urbana: paga aos dependentes do trabalhador falecido.

Veja também!