Conheça o Programa Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil

O Programa Cidadania Financeira do Bacen oferece proteção, educação e inclusão financeira aos cidadãos. Veja como funciona!

cidadania financeira bacen

O Programa Cidadania Financeira é um projeto do Banco Central do Brasil que visa oferecer educação, proteção e inclusão financeira para todos os cidadãos. A partir disso, o portal oferece um conteúdo diversificado sobre finanças, além de proporcionar aos cidadãos informações sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Os usuários que optam por se cadastrar, além do conteúdo convencional, ainda têm acesso ao chamado Ambiente de Treinamento, onde ele terá acesso a cursos online gratuitos de educação financeira e ferramentas de colaboração.

Confira o que é e como funciona o Programa de Cidadania Financeira do Bacen!

O que é o Programa Cidadania Financeira do Banco Central

Através do Programa Cidadania Financeira, os cidadãos podem ter acesso a informações sobre o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, além de conteúdos sobre finanças pessoais e relacionamento com o dinheiro. Com isso, o Banco Central visa proporcionar educação e inclusão financeira, fazendo com que, através da conscientização, as pessoas melhorem sua qualidade de vida. No portal, o conteúdo é dividido em três frentes:

1. Finanças pessoais: aborda temas que incentivam os usuários a ter o hábito de poupar, além de ensinar maneiras mais conscientes para uso de crédito;

2. Relacionamento do cidadão com SFN: aqui, o cidadão tem acesso a informações sobre o Sistema Financeiro Nacional, além de contar com orientação sobre produtos e serviços financeiros. Nessa frente, o portal também orienta o usuário a como agir em caso de problemas com o Sistema Financeiro Nacional e o ajuda a entender melhor quais são as funções do SFN e do BCB (Banco Central do Brasil).

3. Relacionamento das instituições financeiras com o cidadão: nesse caso, o conteúdo é destinado a conscientizar as instituições financeiras a ter boas práticas no momento de oferecer serviços aos consumidores.



Como funciona o Portal de Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil

Ao acessar o portal do Programa Cidadania Financeira, o cidadão consegue, além de fazer buscas convencionais dentro do site, escolher qual o seu perfil de usuário para encontrar um conjunto de matérias que possam ser úteis para ele. Veja quais são os perfis.

  • Estou endividado;
  • Quero me planejar;
  • Quero aprender a poupar e investir;
  • Quero saber mais sobre serviços financeiros;
  • Quero me tornar um multiplicador;
  • Sou professor;
  • Trabalho com a Defesa do Consumidor.

Além disso, o portal também oferece a opção de cadastramento do usuário. Quem opta por se cadastrar, tem acesso ao conteúdo do site e ainda por utilizar o chamado Ambiente de Treinamento, que disponibiliza cursos online gratuitos sobre educação financeira e ferramentas de colaboração.

Veja também!




comentários