Conheça o Consumidor.gov.br - Konkero

Conheça o Consumidor.gov.br

O site Consumidor.gov.br é uma plataforma que te ajuda a registrar reclamações sobre produtos e serviços prestados por empresas cadastradas. Confira como ele pode te ajudar!

O site Consumidor.gov.br é uma plataforma desenvolvida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça com o objetivo de tornar mais amplo o atendimento aos consumidores, fortalecer a transparência nas relações de consumo e incentivar a competitividade das empresas através da melhoria dos produtos e serviços oferecidos.

Através do site, o consumidor consegue fazer o registro de reclamações referentes a produtos ou serviços prestados por empresas cadastradas com a garantia de que em até 10 dias receberá uma resposta. Além disso, também é possível procurar pelos índices de satisfação dos clientes e reclamações solucionadas para fazer comparações e fechar negócios com maior tranquilidade.

Como funciona o Consumidor.gov.br

Para conseguir registrar uma reclamação é necessário que o consumidor realize o seu cadastro e aceite as condições do termo de uso disponíveis no site Consumidor.gov.br. Não existe a possibilidade de fazer uma reclamação anonimamente, porém, as suas informações pessoais são divulgadas apenas para a empresa reclamada e os órgãos gestores do sistema. Além disso, antes de registrar sua queixa, também é preciso verificar se a empresa para a qual deseja reclamar está cadastrada no site, caso contrário, não será possível fazer a reclamação.

O consumidor cadastrado no site, tem a opção de registrar reclamações referentes a produtos ou serviços. À partir do registro, a empresa reclamada tem a oportunidade de interagir com o consumidor e, no prazo máximo de 7 dias, precisa manifestar a sua resposta final. Após a manifestação da empresa, o consumidor ainda tem o direito de comentar a resposta recebida e classificá-la como resolvida ou não resolvida, além de indicar seu nível de satisfação pelo atendimento prestado com notas de 1 a 5, sendo 1 o nível mais baixo de satisfação e 5 o maior nível.

Os dados das reclamações registradas no site fazem parte de um banco de dados público, onde são classificadas as empresas que tiveram os melhores índices de solução de reclamações, nível de satisfação dos consumidores sobre o atendimento recebido, empresas que enviaram respostas em menores prazos, entre outras informações.

Veja a seguir o passo a passo para registrar uma reclamação no site Consumidor.gov.br.

1º Etapa: Acesse o site do Consumidor.gov.br e clique em “Cadastrar” no canto direito superior da tela.

2º Etapa:  Na página seguinte, preencha os campos com os dados cadastrais pedidos pelo site. É fundamental colocar o endereço de e-mail e telefones pessoais para que a empresa entre em contato com você para resolver o problema. Não esqueça também de aceitar os termos de uso do site para utilizá-lo.

3º Etapa: Assim que o cadastro for finalizado, você terá uma página de serviço onde todas as reclamações ficarão registradas e podem ser consultadas ao longo do contato. Clique no botão “Nova Reclamação”.

4º Etapa: Coloque todos os dados da reclamação nessa tela seguinte. Nome da empresa, serviço ou produto adquirido e o  problema relatado devem constar na ficha de reclamação. Descreva o ocorrido em poucas palavras e a melhor solução, ao seu ver, para a reclamação. Anexe notas fiscais e protocolos à reclamação e envie.

5º Etapa: Aguarde a confirmação de registro da reclamação por e-mail e acompanhe o progresso dela no site. As empresas demoram cerca de 7 dias para contatar o cliente para uma negociação.

O Consumidor.gov.br não substitui o Procon

É importante lembrar que o site Consumidor.gov.br é uma ferramenta para melhorar a comunicação entre os consumidores e empresas, além de fazer com que as relações de consumo se tornem mais transparentes, mas o site não substitui o serviço de atendimento de Procons e outros órgãos de defesa do consumidor, assim como também não substitui o atendimento ao consumidor oferecido por cada empresa.



Por isso, caso a reclamação não seja solucionada através do site, o consumidor pode e deve entrar em contato direto pelo SAC da empresa reclamada, ou ainda procurar por um posto de atendimento físico do Procon, Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado Especial Cível, entre outros órgãos pertencentes ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Você sabia que não é obrigado a receber ligações de empresas de telemarketing? Confira como cadastrar o seu número no Procon e para de receber ligações de empresas!


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