Como usar a restituição do IR

Vai receber a restituição do Imposto de Renda mas ainda não sabe o que fazer com a grana extra? Encontre as melhores formas de usar esse dinheiro!

Como-lidar-com-o-dinheiro-na-crise

O que é a restituição do IR?

Anualmente, o governo exige que os cidadãos façam a declaração do imposto de renda, que nada mais é do que uma forma de verificar se o valor de impostos pagos no decorrer daquele ano está correto. No entanto, em alguns casos, o cidadão paga um valor maior do que deveria ao governo e, com isso, recebe de volta a sobra do que foi pago, chamada de restituição do imposto de renda.

É muito comum que as pessoas não contem com esse dinheiro, pois ele só volta para as suas mãos caso o pagamento dos impostos tenha sido feito a mais. Ou seja, trata-se de uma grana extra, com a qual você não estava contando. E aí vem a dúvida: com o que gastar esse dinheiro?

Para te ajudar a encontrar a melhor forma de usar o dinheiro da restituição do Imposto de Renda de maneira consciente, confira o que separamos para você!

As melhores maneiras de usar a restituição do IR

1. Que tal quitar algumas dívidas?

A vantagem de receber um dinheiro com o qual você não contava é a de que ele ainda não tem nenhum destino escolhido, por isso, que tal quitar algumas dívidas com a sua restituição do Imposto de Renda?

Em muitos casos, essa pode ser a solução para fugir da chamada “bola de neve”, principalmente quando se tratam de inadimplências adquiridas através do cheque especial ou rotativo do cartão de crédito, atualmente com taxas de juros anuais que se aproximam de 500%.

Por isso, se você ainda não sabe o que fazer com a grana da sua restituição do IR, vale considerar essa alternativa e, mesmo que parcialmente, quitar suas dívidas com o valor recebido.

2. Faça uma reserva financeira

Especialistas em finanças recomendam que todas as pessoas tenham sempre uma quantia em dinheiro reservada para situações de emergência, por isso, caso você não tenha nenhuma dívida, mas ainda não possua a sua reserva financeira, essa pode ser a melhor forma de usar a sua restituição do IR.

Para criar a sua reserva financeira, basta reunir o dinheiro em uma conta poupança, ou até mesmo optar por um investimento, mas lembre-se: é preciso escolher alguma alternativa em que você consiga resgatar o dinheiro quando for necessário.



3. Invista essa grana!

Uma outra forma de usar bem a sua restituição do Imposto de Renda, é destiná-la para algum tipo de investimento, dentre eles, o Tesouro Direto – que conta com opções de aplicação a partir de R$ 30.

Essa é uma boa alternativa caso você não tenha nenhuma outra destinação para esse dinheiro, como dívidas em atraso, por exemplo. Afinal, ao investir o valor da restituição do IR, você estará fazendo com que aquele dinheiro trabalhe para você e, desta forma, renda mensalmente valores mais altos do que na poupança.

Veja também




comentários