Como tirar o CPF: primeira e segunda via - Konkero

Como tirar o CPF: primeira e segunda via

O CPF pode ser emitido pela internet ou em alguns bancos e postos da Receita Federal. Descubra onde tirar a primeira e segunda via do documento!

O RG é um documento de identificação muito importante para fazer cadastros em inúmeros locais. Além dele, o Cadastro de Pessoa Física, o CPF, é outro documento fundamental na hora de contratar serviços e fazer algumas compras. Desde o final de 2015, o CPF é emitido junto com a certidão de nascimento, portanto, verifique o documento do seu filho e veja se ele já não possui a inscrição do CPF.

Entretanto, existem as crianças e jovens que ainda não possuem o CPF, e o documento passou a ser obrigatório na hora de colocar dependentes no Imposto de Renda. Por isso, os pais e responsáveis pelos menores devem procurar um dos postos de atendimento e tirar o CPF da criança ou do adolescente. As agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal emitem o CPF, e também é possível tirar o documento na internet, mas é preciso ter o título de eleitor.

Veja agora como tirar a primeira via do CPF e, se você perdeu o seu documento, descubra onde emitir uma segunda via!

Onde tirar a primeira via do CPF

A Receita Federal (RF) é o órgão responsável pela emissão e monitoração do CPF e de outros serviços, como o Imposto de Renda. Quem vai tirar o CPF pela primeira vez pode ir até uma das agências dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa com um documento de identificação para fazer a solicitação. Se o titular for menor de idade, ele precisa levar a identidade do responsável legal. A taxa para tirar o CPF é de R$ 7.

O CPF também pode ser tirado pela internet, mas o cidadão precisa ter tirado o título de eleitor e estar com o documento regular. No site da Receita Federal, escolha a opção “Pessoas de 16 a 25 anos que possuam Título de Eleitor regular”. A página de cadastro solicitará nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, nome da mãe, endereço e outras informações, conforme a imagem abaixo. Após clicar em “Enviar”, um comprovante será gerado com a numeração e a autentificação da Receita Federal.

Onde tirar a segunda via do CPF

Até meados de 2011, a numeração do CPF era emitida em um cartão da cor azul com os dados do titular. Depois desse período, o documento passou a ter uma impressão mais simplificada. O usuário pode entrar no site da Receita Federal e tirar um comprovante eletrônico do documento. Portanto, caso você perca o seu CPF, mas saiba a numeração, você consegue emitir a segunda via no site da Receita Federal. No portal da RF, clique na opção “Impressão Simplificada”, como no exemplo abaixo.

Você deverá preencher os campos com a inscrição do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o título de eleitor, lembrando que o cidadão deve estar em dia com as eleições nacionais e municipais. Clique no botão “Enviar” e aguarde a liberação da 2ª via do CPF.

Não sei o número do CPF. O que devo fazer?

Nesses casos, o cidadão deve comparecer até um posto de atendimento da Receita Federal e solicitar a segunda via do CPF. O agendamento pode ser feito direto pela internet. Clique aqui e veja as datas e pontos disponíveis da Receita.

Fique atento! O número do CPF também é anexado em alguns documentos de identidade, como no RG e na certidão de nascimento. Caso tenha perdido, veja se a numeração do seu CPF não está anexada em um desses documentos!

Veja também!