Como tirar extrato do INSS pela internet? Confira o passo a passo - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Como tirar extrato do INSS pela internet? Confira o passo a passo

Veja como emitir o extrato do INSS online para acompanhar as movimentações e o saldo em conta! 

Quem é aposentado, pensionista ou beneficiário de algum auxílio do INSS recebe o pagamento referente ao salário diretamente em uma conta bancária. Logo que o benefício é aprovado, a carta de concessão enviada à residência do requerente apresenta todas as informações referentes aos valores, tempo do benefício e em qual banco o contribuinte receberá o salário.

A emissão do extrato de benefício está disponível nos caixas eletrônicos do banco, onde o cliente faz a consulta normalmente e consegue saber quanto recebeu em determinado mês. Vale ressaltar que é importante solicitar o extrato com frequência para descobrir se está recebendo o valor do benefício de forma integral e se não há algum desconto sobre o salário.

Além de conseguir o extrato do benefício pelo caixa eletrônico do banco, o contribuinte consegue tirar o extrato do INSS na plataforma online da Previdência Social – o Meu INSS. O extrato pode ser consultado sempre que o titular do benefício precisar e sem cobranças adicionais, o que pode ocorrer no banco.

Veja abaixo como tirar o extrato do INSS pela internet, e descubra outros serviços do Meu INSS!

Extrato do INSS pela internet: como tirar

A plataforma do Meu INSS está disponível tanto para trabalhadores e contribuintes individuais, como nos casos em que o beneficiário já solicitou a aposentadoria e recebe mensalmente o benefício. Para acessar o Meu INSS, o usuário precisará abrir uma conta no sistema eletrônico do Governo Federal, o Gov.br. Veja abaixo como fazer:

Passo 1. No site do cadastro do Governo Federal, clique no botão onde está escrito “Crie sua conta gov.br”. Depois disso, aparecerá uma tela com as opções de cadastro. Como o CPF é um documento intransferível e mais seguro para ser utilizado em cadastros, escolha a opção “Número do CPF.

Passo 2. Nesta página, preencha os campos com CPF, nome completo e não deixe de aceitar os termos de uso do cadastro no site do Governo Federal. Aperte o botão “Avançar”. Após isso, o usuário terá que validar os dados de acesso e habilitar o cadastro por meio de mensagem de texto ou e-mail.

Passo 3. Após a confirmação de abertura da conta, retorne à página de login do Gov.br e entre na conta com o CPF e a senha cadastrada. Lembre-se de guardar a senha para conseguir acessar a plataforma em outras ocasiões.

Passo 4. Quando a página abrir, clique na opção “Ir ao Meu INSS”, como no exemplo abaixo. Automaticamente, você será direcionado aos serviços online do INSS e poderá tirar o extrato do INSS.

Passo 5. Entre as opções disponíveis no menu do Meu INSS, clique no item “Extrato de Pagamento”. Todos os depósitos feitos referentes à aposentadoria, pensão e outro auxílio que o beneficiário receba irão aparecer. Para imprimir o extrato do INSS, basta baixar o arquivo em PDF e fazer a impressão logo depois.

Extrato do INSS pela internet: consulte as contribuições

Os contribuintes que ainda não se aposentaram também conseguem acompanhar os pagamentos feitos ao INSS, tanto pelo desconto mensal no salário como nos pagamentos feitos por carnê, e descobrir se os depósitos estão ocorrendo de forma regular para não prejudicar uma solicitação de aposentadoria no futuro. Na página do Meu INSS, o interessado precisa escolher a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”, como no exemplo abaixo.

Todos os vínculos com empresas que o contribuinte tiver e possíveis  contribuições feitas de forma individual estarão registradas nesse extrato. Vale ressaltar que o agendamento e resultados de perícias, simulações de aposentadoria, calendário de pagamentos e outros serviços e informações estão disponíveis nesse mesmo cadastro do Meu INSS.

Veja também!