Como tirar e imprimir o CPF pela internet - Konkero

Como tirar e imprimir o CPF pela internet

Foi roubado ou perdeu o seu CPF? Descubra como emiti-lo pela internet!

O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é um importante documento que serve para diversos cadastros em sites, declaração anual de Imposto de Renda, compra e venda de imóveis e veículos, abrir conta em bancos, entre outros. O número do CPF é uma identificação numérica que acompanha a pessoa por toda sua vida e não há a possibilidade de trocá-lo por outro.

O registro é mantido pela Receita Federal do Brasil, que atualmente também disponibiliza a retirada e impressão da via do documento pela internet, facilitando a vida de milhões de brasileiros. Descubra como tirar e imprimir o seu CPF pela internet!

Como tirar e imprimir o CPF pela internet

Para emitir a segunda via do seu CPF é bastante simples: basta acessar o serviço de Impressão do Comprovante de Inscrição do CPF disponível no site da Receita Federal do Brasil.

Para imprimir a segunda via, você deve informar os dados nos campos em branco, como o número do seu CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor. Completando as suas informações pessoais, clique em “Enviar”, como na imagem abaixo:

O comprovante do CPF pode ser impresso em papel comum e plastificado, já que o documento é autenticado eletronicamente.

Como tirar e imprimir o CPF sem número pela internet

Se você perdeu o número do seu CPF, foi roubado ou esqueceu a identificação, a Receita Federal não disponibiliza o serviço de consulta, por questões de segurança com suas informações pessoais.

Para que você consiga recuperá-lo, o conselho mais indicado é procurar o seu cadastro em sites que você tenha informado o CPF em algum momento, se não, tente encontrar o número por outro documento de identificação.

Se nenhuma das opções anteriores funcionar, procure algum cartório de registro civil de pessoas físicas ou alguma unidade da Receita Federal perto de você com um documento de identificação oficial com foto em mãos.

Como tirar o CPF

A Receita Federal recomendava que o CPF fosse tirado após o titular do documento completar 16 anos, porém, o número de inscrição agora pode ser emitido junto com a certidão de nascimento. Caso você precise retirar o seu CPF ou de algum familiar e amigo, veja abaixo como solicitar o documento!

Passo a passo para tirar o CPF

Para fazer o CPF, será necessário que o responsável ou titular do documento compareça a um dos postos de atendimento autorizados pela Receita Federal. Também é possível obter o documento em agências dos Correios e do Banco Brasil. A taxa pelo serviço custa R$ 7,50.

Documentação necessária para tirar o CPF

Para solicitar o CPF pela primeira vez, será necessário levar um documento de identidade, como o RG ou a certidão de nascimento a um dos postos de atendimento.

Após a inscrição do CPF, o responsável receberá um comprovante com a numeração do documento. A sequência de números do CPF era anexada em um cartão da cor azul até alguns anos atrás. Hoje, o número pode ser consultado na internet no site da Receita Federal, impresso e plastificado.

Veja também!