Como pedir o Cartão do Cidadão

  • Google+
  • LinkedIn

Quem trabalha com carteira assinada ou recebe abono salarial ou seguro-desemprego pode pedir este cartão gratuitamente



Consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Programa de Integração Social (PIS) e sacar um benefício social ou trabalhista são as funções do Cartão do Cidadão – também conhecido como cartão social. Por esse motivo, todos que trabalham com carteira assinada ou recebem abono salarial, seguro-desemprego ou outro benefício social, desde que não pague um auxílio em dinheiro, podem pedir o cartão.

Para isso, existem dois caminhos possíveis: por telefone ou presencialmente na agência da Caixa Econômica Federal. E vale saber que a emissão desse cartão é gratuita, então desconfie se cobrarem alguma taxa pelo pedido do cartão.

Como solicitar o Cartão do Cidadão

Por telefone

Ligue no 0800-726-0207 e escolha a opção “cartão social”. Tenha o número do PIS com você no momento da ligação, pois o atendente solicitará essa informação. Você poderá escolher entre recebê-lo em casa ou retirá-lo em uma agência da Caixa.

Em uma agência da Caixa

Nesse caso, leve os documentos listados:

– RG;
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
– Carteira de trabalho;
– Identidade militar;
– Carteira de Identidade de Estrangeiros;
– Passaporte;
– Carteira Funcional.

Atenção: Talvez a Caixa peça um comprovante de endereço, então, vale se preparar.

Como tirar a segunda via do Cartão do Cidadão

Ligue no 0800-726-0207, escolha a opção “cartão social” e tente falar com um atendente da Caixa. Boa sorte!



Entenda o Cartão do Cidadão

Ele é um cartão emitido pela Caixa Econômica Federal que permite consultar saldo e extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e saldo do PIS. É possível sacar até R$ 1 mil dessa conta do FGTS, caso você possa usar o fundo agora, além de receber o pagamento de benefícios como Seguro Desemprego e Abono Salarial.

Onde dá para usá-lo: nas agências Caixa, nos pontos de auto-atendimento, nas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.

Quem tem direito ao cartão: quem pode receber (ou que já esteja recebendo) o abono salarial, seguro-desemprego ou outro benefício social, e trabalhadores com carteira assinada que tenham direito ao FGTS. Se você já tem um cartão de outro programa social que pague algum auxílio em dinheiro, não terá direito ao Cartão Cidadão, pois estes programas têm a mesma função de oferecer uma ajuda financeira.



Por que ter o PIS: com este número, a Caixa saberá quais benefícios você recebe e deixará você utilizá-lo para retirar o dinheiro.

Para saber mais a respeito do Cartão Cidadão consulte o nosso guia!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.