Como imprimir CPF na Receita Federal - Konkero

Como imprimir CPF na Receita Federal

Veja como você pode imprimir o seu CPF na sua residência pelo site da Receita Federal e ter o comprovante da sua inscrição.

Até junho de 2011, o cidadão que tirasse o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas recebia um cartão físico com o número do documento. Visto que o CPF devia (e ainda deve) ser apresentado em algumas situações, este cartão era bem útil. No entanto, a partir dessa data, o cartão físico deixou de ser emitido.

Hoje, quem emite o CPF ou precisa da 2ª via do documento, não precisa ir até uma unidade de atendimento da Receita Federal, mas pode fazer os dois serviços pela internet, sem ter que pagar nada. Pelo site da Receita, em poucos passos é possível consultar o comprovante da inscrição e imprimi-lo.

Além disso, a impressão não precisa ser em um papel especial ou algo parecido, pois a autenticidade do documento é verificada por meios eletrônicos, permitindo que ele seja impresso em papel comum e plastificado.

Confira agora o passo a passo de como imprimir o comprovante de inscrição no CPF na Receita Federal.

Imprimir CPF na Receita Federal

A impressão pode ser feita de três maneiras diferentes. Confira cada uma delas.

1. Impressão Simplificada

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e selecione a opção “CPF”.

Passo 2. Na parte de “Serviços em destaque”, selecione a penúltima opção, “Comprovante de Inscrição – 2ª via CPF”, e na tela seguinte, clique em “Impressão Simplificada”.

Passo 3. Preencha os campos corretamente com os dados solicitados e clique em enviar. Caso você tenha entregue a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em, pelo menos, um dos dois últimos anos, você terá que inserir também o número do seu recibo da última entrega.

Passo 4. Você poderá ver o comprovante do CPF na tela seguinte e dar o comando para impressão.

2. Atendimento Virtual

Antes de ver o passo a passo, é importante saber que esta opção é para cidadãos  que tenham entregue a Declaração de IRPF em, pelo menos, um dos dois últimos anos.

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e selecione a opção “CPF”.

Passo 2. Na parte de “Serviços em destaque”, selecione a penúltima opção, “Comprovante de Inscrição – 2ª via CPF”, e na tela seguinte, clique em “Atendimento Virtual (e-CAC)”.

Passo 3. Na página seguinte, você deverá fazer o acesso com o seu CPF, código de acesso e senha, certificado digital ou certificado em nuvem. Caso você não tenha um código de acesso nem um certificado, seja digital ou em nuvem, clique em “Saiba como gerar o código de acesso” para fazer o seu. Se ainda assim não conseguir, imprima o seu CPF pela Impressão Simplificada.

Passo 4. Ao entrar na conta no e-CAC, clique em “Cadastros” e depois em “Comprovante de Inscrição no CPF”, localizado na parte “CPF”. O comprovante ficará disponível para impressão na página seguinte.

3. Impressão por Código de Atendimento

Se você tem um código de atendimento que foi gerado após uma solicitação presencial em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou dos Correios, é este método que você deverá seguir.

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e selecione a opção “CPF”.

Passo 2. Na parte de “Serviços em destaque”, selecione a penúltima opção, “Comprovante de Inscrição – 2ª via CPF”, e na tela seguinte, clique em “Impressão por Código de Atendimento”.

Passo 3. Preencha todos os campos corretamente com os dados solicitados e clique em “Consultar”. O comprovante do seu CPF ficará disponível para impressão na tela seguinte.

Veja também!