Como funciona a carteira de trabalho digital: entenda - Konkero

Como funciona a carteira de trabalho digital: entenda

A carteira de trabalho pode ser consultada direto pelo celular. Saiba mais sobre o modelo digital do documento. 

O cidadão brasileiro precisa ter uma série de documentos de identificação, incluindo RG e o CPF. Outros órgãos solicitam algumas identificações mais específicas, como é o caso das empresas que precisam da carteira de trabalho para fazerem o registro do funcionário.

A carteira de trabalho (CTPS) é um documento de identificação onde fica todo o histórico profissional do titular. As contratações, alterações no salário e demissões ficam registradas na carteira para comprovar os registros trabalhistas e contribuições ao INSS.

Em algumas entrevistas de emprego, o gestor da empresa responsável pela contratação pode solicitar a apresentação do documento, pois ele comprova a experiência do funcionário registrada no currículo. Durante a fase de contratação, a carteira de trabalho é um dos documentos obrigatórios. Nela, ficarão registrados o seu tempo na empresa, o cargo, a remuneração e outras informações.

O funcionário consegue obter a carteira de trabalho digital direto no celular pelo aplicativo do Ministério do Trabalho ou pela internet. Entenda mais sobre essas funções e saiba como acessar elas!

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital: como funciona

O aplicativo da Carteira de Trabalho é habilitado para celulares Android e iOS. O acesso pode ser feito por qualquer funcionário que possua a CTPS, mas o trabalhador precisa ter o cadastro único do governo para conseguir ter acesso. A conta é a mesma para consultar benefícios do INSS, salário maternidade e seguro-desemprego. Veja abaixo com abrir a conta:

Passo 1. Acesse o site oficial do governo federal e faça a inscrição no cadastro único. Para isso, clique em “Crie sua conta”, como no exemplo abaixo.

Passo 2. O portador da carteira de trabalho deve preencher os campos com a numeração do CPF, nome completo, telefone celular e um e-mail para contato. Não deixe de aceitar os termos de uso e de privacidade do site. O usuário precisará validar o acesso e cadastrar uma senha.

Passo 3. Com o cadastro aberto, faça o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Na página inicial, coloque o CPF e a senha cadastrada no governo, conforme imagem abaixo. O usuário deverá aceitar os termos e autorizar a consulta de dados.

Passo 4. A página inicial do aplicativo mostrará os últimos registros do trabalhador, incluindo as admissões, demissões, ocupação na empresa, salário e o número do PIS e PASEP. No programa, é possível consultar os contratos de trabalho e o seguro-desemprego, se houver.

Carteira de Trabalho Digital: como consultar na internet

Além do aplicativo para smartphones, o trabalhador também consegue consultar os registros da carteira de trabalho online. Com o mesmo cadastro único do governo, é possível acessar pelo Portal Emprega Brasil. Escolha a opção “Quero me cadastrar” ou “Já tenho cadastro”.

Caso já tenha o cadastro do governo federal, entre com o CPF e a senha na sua conta e escolha a opção “Carteira de Trabalho Digital”, como o exemplo a seguir:

Assim como é feito no aplicativo, o usuário pode consultar na carteira de trabalho digital os dados de empregos anteriores, salários, alterações no salário e outras informações sobre as empresas.

Veja também!