Como fazer o cartão de estacionamento para idosos

  • Google+
  • LinkedIn

O cartão especial de estacionamento permite que idosos estacionem em vagas especiais e demarcadas. Veja quem tem esse direito e como fazer.

foto deficiente



O cartão de estacionamento para idosos é uma autorização especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos ou que os transportem, nas vias públicas, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim em toda a cidade de São Paulo. Nas vagas especiais, em área de estacionamento rotativo pago Zona Azul, além do Cartão Idoso, o usuário deverá utilizar também a folha Zona Azul. Conheça como funciona, quem pode ter e onde conseguir este cartão.

Quem tem direito às vagas especiais?

  • Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes na cidade de São Paulo.

Como fazer o cartão de estacionamento para idosos?

  • Faça o seu cadastro como Requerente no site da prefeitura: ao acessar o site, digite o código de verificação que aparece na tela e, em seguida, crie um usuário e senha de pessoa física que aparece no fim da página.
  • Acesse o sistema: utilizando o usuário e senha que você criou no passo anterior você poderá entrar no sistema. Vale lembrar que serão consideradas na validação da digitação da senha, as letras maiúsculas e minúsculas.
  • Solicite o Novo Requerimento de Idoso: lembrando que é emitido somente um requerimento por requerente (Idoso).
  • Encaminhe o requerimento impresso e assinado juntamente com as cópias simples dos documentos listados abaixo via correio para a Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970. Caso prefira, apresente os documentos no DSV – Autorizações Especiais – Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros, no horário das 8h às 17h de 2ª a 6ª feira, no prazo máximo de 15 dias.
  • Para as solicitações enviadas por correspondência, caso o requerimento seja “deferido”, ou seja, seja aceito, aguarde o Cartão do Idoso chegar à sua residência pelo Correio.

Para fazer a solicitação do Cartão do Idoso acesse o Sistema Unificado de Autorizações Especiais – SUAE – SMT/DSV

Acompanhe a situação do seu requerimento pelo sistema

Você pode consultar o status atual do seu requerimento sempre que quiser, basta acessar o Sistema Unificado de Autorizações Especiais – Suae e na guia à direita acompanhar o status do seu pedido.

Obs.: As pessoas com deficiência visual ou analfabetas devem comparecer pessoalmente ao DSV-AE para ciência da solicitação. As pessoas com restrição física e que apresentam impossibilidade para assinar o requerimento devem comparecer pessoalmente ao DSV-AE para colher a impressão digital no requerimento.



Documentos necessários para fazer o cartão de estacionamento para idosos

  • Documento de identidade oficial em validade com CPF (RG, CNH ou outro oficial) do requerente. Se o documento de identidade não contiver o número do CPF, apresentar também a cópia do CPF;
  • Comprovante de residência no Município de São Paulo no nome do requerente, emitido, no máximo, no mês anterior ao pedido;
  • Quando for o caso, documento de identidade oficial em validade com CPF do representante legal (RG, CNH ou outro oficial) e da Procuração ou Curatela.

Onde retirar o cartão de estacionamento para idosos

Para as solicitações feitas pelo Correio: o cartão chegará em sua residência por correspondência.



Para as solicitações feitas pessoalmente no DSV: o cartão deve ser retirado na Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros, de segunda à sexta-feira das 9h às 17h.

Para esclarecer dúvidas e obter maiores informações entre em contato no telefone (11) 3030-2422.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.