Como fazer o cartão de estacionamento para idosos - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Como fazer o cartão de estacionamento para idosos

O cartão especial de estacionamento permite que idosos estacionem em vagas especiais e demarcadas. Veja quem tem esse direito e como fazer.

O cartão de estacionamento para idosos é uma autorização especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou que os transportem, nas vias públicas ou em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim em toda a cidade de São Paulo. Nessas vagas especiais, em área de estacionamento rotativo pago Zona Azul, além do Cartão Idoso, o usuário deverá utilizar também a folha Zona Azul. Conheça como funciona, quem pode ter e onde conseguir este cartão.

Quem tem direito às vagas especiais?

Pessoas com 60 anos de idade ou mais, que sejam motoristas ou passageiras de veículos e que morem na cidade de São Paulo.

Como fazer o cartão de estacionamento para idosos?

Você pode fazer o cartão na sua própria casa, pela internet. O primeiro passo é acessar o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo, clicar em “Trânsito e Transporte” e depois em “Cartão de estacionamento idoso”.  Feito isso, clique em “Cadastro” e complete os campos com os seus dados pessoais, como nome completo, CPF, e-mail, entre outros.

Depois de concluir o cadastro e ler e concordar com o termo de aceite eletrônico, coloque em anexo um comprovante de residência atual e também o seu documento de identificação – RG. Finalize a solicitação e consulte o seu e-mail para ver o seu protocolo de acompanhamento. É importante acompanhar o andamento da solicitação para saber se ela foi aceita ou rejeitada.

Assim que o requerimento for aceito, é só imprimir o Cartão de Estacionamento Idoso.

Acompanhe a situação do seu requerimento pelo sistema

Você pode consultar o status atual do seu requerimento sempre que quiser pelo mesmo site no qual você fez o seu cadastro e solicitação, clicando em “Acompanhe sua solicitação“.

Obs.: As pessoas com deficiência visual ou analfabetas devem comparecer pessoalmente ao Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV para fazer a solicitação. Já quem possui alguma restrição física ou apresenta impossibilidade para assinar o requerimento, deve comparecer pessoalmente ao DSV para colher a impressão digital no requerimento.

Documentos necessários para fazer o cartão de estacionamento para idosos

  • Documento de identidade oficial em validade com CPF (RG, CNH ou outro oficial) do requerente. Se o documento de identidade não contiver o número do CPF, apresentar também a cópia do CPF;
  • Comprovante de residência no Município de São Paulo no nome do requerente, emitido, no máximo, no mês anterior ao pedido;
  • Quando for o caso, documento de identidade oficial em validade com CPF do representante legal (RG, CNH ou outro oficial) e da Procuração ou Curatela.

Onde retirar o cartão de estacionamento para idosos

Caso a solicitação tenha sido feita pela internet, o requerente pode retirar o cartão em sua própria casa, apenas imprimindo-o depois de pronto.

Já quem solicitou o benefício presencialmente deve fazer o agendamento online em um dos postos de atendimento e comparecer ao local com o número de protocolo, identidade e comprovante de residência atual.

Os postos de atendimento são:

  • Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV: Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros;
  • Subprefeituras do Município de São Paulo.

É possível comparecer nos postos abaixo sem ter feito agendamento:

  • Descomplica SP São Miguel: Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 – Vila Jacuí;
  • Descomplica Campo Limpo Paulista: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 – Campo Limpo.

Para esclarecer dúvidas e obter maiores informações entre em contato no telefone (11) 156.

Veja também!