Como emitir comprovante de inscrição no CPF - Konkero
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Como emitir comprovante de inscrição no CPF

Se você está precisando do comprovante de inscrição no CPF, saiba que é possível consegui-lo facilmente pela internet. Veja como!

Desde junho de 2011, o cartão físico com o número do CPF não existe mais. No entanto, ainda é possível que os cidadãos tenham em mãos um documento que comprove o número de inscrição. Basta emitir o comprovante no site da Receita Federal e imprimir.

Pessoas que fizeram o CPF depois desta data não têm acesso ao antigo cartão CPF, mas somente a este comprovante, que é impresso na hora da inscrição ou depois – o titular do CPF pode fazer esta consulta quantas vezes quiser, na sua própria residência. Da mesma forma, quem precisa da segunda via do documento, também pode fazer isso.

Mesmo sendo impresso em papel comum, o comprovante tem o mesmo valor do cartão CPF e ainda pode ser plastificado, para ficar parecido com um cartão. Saiba como você pode emitir o documento pela internet.

Emissão do comprovante de inscrição no CPF

É possível emitir o comprovante de inscrição no CPF pelo site da Receita Federal de 3 maneiras, que dependem da sua situação. Acompanhe o passo a passo de cada uma delas e veja como emitir o comprovante de inscrição no CPF.

1. Impressão Simplificada

Esta opção é para pessoas que não apresentaram a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em nenhum dos dois últimos anos.

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e selecione a opção “CPF”.

Passo 2. Na parte de “Serviços em destaque”, clique em “Comprovante de Inscrição – 2ª via CPF” e, na tela seguinte, selecione a opção “Impressão Simplificada”.

Passo 3. Insira os dados solicitados, faça a validação e clique em “Enviar”.

Passo 4. O comprovante da inscrição do seu CPF aparecerá na tela seguinte e ficará disponível para impressão.

2. Atendimento Virtual

Esta opção é para pessoas que apresentaram a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em, pelo menos, um dos dois últimos anos.

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e selecione a opção “CPF”.

Passo 2. Na parte de “Serviços em destaque”, clique em “Comprovante de Inscrição – 2ª via CPF” e, na tela seguinte, selecione a opção “Atendimento Virtual (e-CAC)”.

Passo 3. Você será redirecionado para a página do Centro Virtual de Atendimento, o e-CAC. Caso você tenha um código de acesso, insira o seu CPF, o código de acesso e a sua senha, na parte “Código de Acesso”. Se você tem um certificado digital ou certificado em nuvem, basta selecionar a opção desejada na parte “Certificado Digital”. Já se você não tem nem um código de acesso e nem um certificado digital, clique em “Saiba como gerar o código de acesso” para conseguir o seu código.

Passo 4. Depois de entrar na sua conta no e-CAC, clique na opção “Cadastros” e, embaixo, na parte “CPF – Cadastro de Pessoas Físicas”, selecione a opção “Comprovante de Inscrição no CPF”. Assim, o comprovante aparecerá na tela seguinte e ficará disponível para impressão.

3. Impressão por Código de Atendimento

Esta opção é para pessoas que têm um código de atendimento gerado após solicitação presencial em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios.

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e selecione a opção “CPF”.

Passo 2. Na parte de “Serviços em destaque”, clique em “Comprovante de Inscrição – 2ª via CPF” e, na tela seguinte, selecione a opção “Impressão por Código de Atendimento”.

Passo 3. Preencha o formulário da tela seguinte, informando o local de atendimento, o código passado, a sua data de nascimento e a data do atendimento. Para ver o comprovante de inscrição, é só clicar em “Consultar”.

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