Como descobrir o órgão emissor do RG - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Como descobrir o órgão emissor do RG

Você sabe o que é o órgão emissor do RG? Saiba qual o seu significado e como descobrir esse dado!

O órgão emissor ou expedidor do RG é o órgão autorizado responsável pela emissão do documento. O RG, por sua vez, é a Carteira de Identidade do cidadão, na qual é possível encontrar os dados mais importantes sobre o seu titular, como nome completo, filiação, data e local de nascimento, além de uma foto 3×4 e a sua digital, que auxiliam a identificação do indivíduo.

Outro dado presente no RG é o órgão emissor, que indica em qual órgão e estado brasileiro o documento foi emitido, mesmo sendo válido em todo o território nacional. O dado é de fácil acesso e solicitado em algumas situações, como cadastros físicos e pela internet.

Saiba onde encontrar o órgão expedidor apenas olhando na sua carteira de identidade e também fazendo uma consulta pelo aplicativo ou site do Portal Meu INSS.

Onde encontrar o órgão emissor do RG

Na carteira de Identidade

Na parte da frente da sua carteira de identidade, do lado esquerdo da foto, você verá três informações diferentes: o estado brasileiro onde o documento foi emitido, o órgão responsável pela emissão e o instituto regulador do documento. O órgão emissor, que normalmente é a Secretaria de Segurança Pública (SSP), estará na segunda linha.

A maneira correta de informar o órgão expedidor é “órgão emissor/UF”. Logo, uma pessoa que teve seu documento emitido no estado de São Paulo terá o órgão emissor SSP/SP. Já quem tirou o RG no Rio de Janeiro, tem o órgão emissão SSP/RJ.

No Portal Meu INSS

Pelo site

Por este método, é possível encontrar a informação na parte de dados cadastrais no Extrato de Contribuições. Veja o passo a passo para entender melhor.

Passo 1. Acesse o Portal Meu INSS, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela, e depois em “Login”.

Passo 2. Caso você já tenha uma conta, insira o seu CPF, clique em “Próxima” e coloque a sua senha para fazer o acesso. Se ainda não tem, clique em “Crie sua conta” e se cadastre.

Passo 3. Na barra lateral de serviços, selecione a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”.

Passo 4. Clique em “Dados cadastrais” e desça a tela até que a parte “Documentação” apareça. Você poderá ver o órgão emissor do seu RG no campo “Identidade”.

Pelo aplicativo

Já neste método, é preciso acessar o menu e selecionar a opção de cadastro. Confira.

Passo 1. Faça o download do aplicativo no seu smartphone pelo Google Play ou App Store e clique em “Entrar”.

Passo 2. Coloque o seu CPF e clique em “Próxima” para colocar a senha e entrar na sua conta. Caso ainda não tenha cadastro, selecione a opção “Cadastrar”.

Passo 3. Na página principal, clique nos três risquinhos, no canto superior esquerdo, para abrir o menu.

Passo 4. Ao clicar em “Extratos/Certidões/Declarações”, selecione a última opção, “Meu Cadastro”.

Passo 5. Na parte “Documentação”, você poderá ver o órgão emissor do seu RG no campo “Identidade”.

Veja também!