Como descobrir o órgão emissor do RG - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Como descobrir o órgão emissor do RG

Você sabe o que é o órgão emissor do RG? Saiba qual o seu significado e como descobrir esse dado!

O órgão emissor ou expedidor do RG é o órgão autorizado responsável pela emissão do documento. O RG, por sua vez, é a Carteira de Identidade do cidadão, na qual é possível encontrar os dados mais importantes sobre o seu titular, como nome completo, filiação, data e local de nascimento, além de uma foto 3×4 e a sua digital, que auxiliam a identificação do indivíduo.

Outro dado presente no RG é o órgão emissor, que indica em qual órgão e estado brasileiro o documento foi emitido, mesmo sendo válido em todo o território nacional. O dado é de fácil acesso e solicitado em algumas situações, como cadastros físicos e pela internet.

Saiba onde encontrar o órgão expedidor apenas olhando na sua carteira de identidade e também fazendo uma consulta pelo aplicativo ou site do Portal Meu INSS.

Na carteira de Identidade

Na parte da frente da sua carteira de identidade, do lado esquerdo da foto, você verá três informações diferentes: o estado brasileiro onde o documento foi emitido, o órgão responsável pela emissão e o instituto regulador do documento. O órgão emissor, que normalmente é a Secretaria de Segurança Pública (SSP), estará na segunda linha.

A maneira correta de informar o órgão expedidor é “órgão emissor/UF”. Logo, uma pessoa que teve seu documento emitido no estado de São Paulo terá o órgão emissor SSP/SP. Já quem tirou o RG no Rio de Janeiro, tem o órgão emissão SSP/RJ.

No Portal Meu INSS

Pelo site

Por este método, é possível encontrar a informação na parte de dados cadastrais no Extrato de Contribuições. Veja o passo a passo para entender melhor.

Passo 1. Acesse o Portal Meu INSS, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela, e depois em “Login”.

Passo 2. Caso você já tenha uma conta, insira o seu CPF, clique em “Próxima” e coloque a sua senha para fazer o acesso. Se ainda não tem, clique em “Crie sua conta” e se cadastre.

Passo 3. Na barra lateral de serviços, selecione a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”.

Passo 4. Clique em “Dados cadastrais” e desça a tela até que a parte “Documentação” apareça. Você poderá ver o órgão emissor do seu RG no campo “Identidade”.

Pelo aplicativo

Já neste método, é preciso acessar o menu e selecionar a opção de cadastro. Confira.

Passo 1. Faça o download do aplicativo no seu smartphone pelo Google Play ou App Store e clique em “Entrar”.

Passo 2. Coloque o seu CPF e clique em “Próxima” para colocar a senha e entrar na sua conta. Caso ainda não tenha cadastro, selecione a opção “Cadastrar”.

Passo 3. Na página principal, clique nos três risquinhos, no canto superior esquerdo, para abrir o menu.

Passo 4. Ao clicar em “Extratos/Certidões/Declarações”, selecione a última opção, “Meu Cadastro”.

Passo 5. Na parte “Documentação”, você poderá ver o órgão emissor do seu RG no campo “Identidade”.

Veja também!