Como consultar título de eleitor pelo CPF - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Como consultar título de eleitor pelo CPF

As empresas também solicitam o título de eleitor na hora de contratar um funcionário. Saiba como fazer a consulta do documento. 

O título de eleitor é obrigatório durante o período de eleições, principalmente para localizar a seção e zona eleitoral. No entanto, quando empresas privadas ou órgãos públicos fazem a contratação de um funcionário, a apresentação desse documento também é obrigatória. Pela lei, o cidadão brasileiro deve estar em dia com os pleitos eleitorais para participar do quadro de funcionários das instituições e fazer outros processos, como tirar passaportes e identidades.

Contudo, é fundamental manter a situação do seu título de eleitor regularizada. Caso não consiga votar porque esteve viajando ou esteve longe da zona eleitoral, justifique sua ausência e, se houver multas, faça o pagamentos delas e fique em dia com sua situação eleitoral.

Para saber se você possui pendências eleitorais, é preciso acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e fazer a consulta. O eleitor consegue consultar o título com o seu nome, pela própria numeração do documento ou pelo CPF. Veja abaixo como consultar o seu título de eleitor na internet!

Como consultar título de eleitor online pelo CPF

No site do TSE, os eleitores conseguem consultar informações sobre o título de eleitor, incluindo dados sobre locais de votação e situação eleitoral. Ao deslizar a página, localize o espaço “Serviços ao leitor”, como está abaixo.

Para consultar o título eleitoral

O usuário deve escolher a opção “Título eleitoral” no quadro apresentado acima. Na página que surgir, o eleitor deve preencher os quadros com o nome completo, número do título ou CPF, nome da mãe (se tiver a filiação) e a data de nascimento. Depois, clique em “Consultar”.

O sistema mostrará a identificação do eleitor e o domicílio eleitoral, incluindo a zona e a seção com o endereço do local. Veja o exemplo abaixo:

Para consultar a situação eleitoral

Além de consultar as informações sobre o local de votação e a numeração do título de eleitor, o TSE também libera a verificação de possíveis pendências do eleitor, como o registro da biometria. Caso você esteja com dúvidas sobre o cadastro da impressão digital, acesse o item “Situação eleitoral” do menu “Serviços ao eleitor” e preencha com o seu CPF e a data de nascimento. Na hora, o sistema mostrará se o eleitor não possui multas ou demais pendências.

Conheça o aplicativo e-Título

O eleitor também pode ter uma versão digital do seu título. Pelo aplicativo e-Título, disponível em smartphones Android ou iOS, o usuário consegue consultar o título de eleitor e apresentá-lo no dia de votações ou na empresa. Dentro do programa, o eleitor consegue emitir a certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais para comprovar que está em dia com o TSE.

Além de descobrir onde é o local de votação, o eleitor também consegue localizar o ponto mais próximo para justificar sua ausência  em determinada eleição. É importante ficar atento pois, ao faltar no período eleitoral, o cidadão que não justifica o voto fica com pendências junto ao TSE. Mesmo que esteja longe do seu domicílio eleitoral, procure alguma escola ou instituição que seja local de votação e justifique sua ausência.

Veja também!