Como consultar RG pelo CPF: passo a passo - Konkero

Como consultar RG pelo CPF: passo a passo

Confira como consultar o RG pelo número do CPF e ter acesso a este documento.

O RG é a Carteira de Identidade do cidadão, sendo extremamente importante. Nele constam alguns dados mais relevantes da Certidão de Nascimento, como o nome completo, data e local de nascimento e filiação. Tal documento é fundamental para a identificação do brasileiro, sendo solicitado nas mais diversas ocasiões, como na abertura de uma conta bancária, na matrícula de um curso, em cadastros variados, na admissão em uma nova empresa e, ainda, na entrada de alguns estabelecimentos.

Quando não se tem o número do RG em mãos, é possível consultá-lo usando o número de outro documento de mesma importância: o CPF. Pelo Portal Meu INSS, tanto na internet como no aplicativo, o RG pode ser encontrado de forma fácil e rápida. Confira o passo a passo abaixo!

Consultar RG pelo CPF

Pelo Portal Meu INSS se pode encontrar diversas informações importantes, desde o saldo de benefícios do INSS, até dados de outros documentos, como o número do PIS. Veja como achar o RG usando o número do CPF pelo site do Portal e também pelo aplicativo.

Consulta pelo site

Passo 1. Acesse o Portal Meu INSS, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela, e depois em “Login”.

Passo 2. Se você já tiver uma conta, insira o seu CPF, clique em “Próxima” e coloque sua senha para fazer o acesso. Se ainda não tem, clique em “Crie sua conta” e se cadastre.

Para fazer o cadastro, você deverá inserir o seu CPF, nome completo, telefone celular e e-mail. Valide os seus dados, habilite o cadastro e cadastre a sua senha. Depois, faça o login com seu CPF e a senha cadastrada.

Passo 3. Na barra lateral de serviços, selecione a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”.

Passo 4. Clique em “Dados cadastrais” e desça a tela até que a parte “Documentação” apareça. Você poderá ver o número do seu RG no campo “Identidade”.

Consulta pelo aplicativo

Passo 1. Faça o download do aplicativo no seu smartphone pelo Google Play ou App Store e clique em “Entrar”.

Passo 2. Coloque o seu CPF e clique em “Próxima” para colocar a senha e entrar na sua conta. Caso ainda não tenha cadastro, selecione a opção “Cadastrar”.

Passo 3. Na página principal, clique nos três risquinhos, no canto superior esquerdo, para abrir o menu.

Passo 4. Ao clicar em “Extratos/Certidões/Declarações”, selecione a última opção, “Meu Cadastro”.

Passo 5. Na parte “Documentação”, você poderá ver o número do seu RG no campo “Identidade”.

Perdeu o RG? Tire uma segunda via!

Se você está consultando o número do RG porque perdeu o seu documento, é fundamental que você emita a segunda via. Faça o agendamento no órgão responsável por este serviço na sua cidade e se dirija até a unidade de atendimento escolhida com os documentos necessários. Você também pode agendar a emissão com a delegacia da sua cidade. Entenda melhor como tirar a 2ª via do seu RG.

Veja também!