Como consultar resultado de perícia INSS: entenda - Konkero

Como consultar resultado de perícia INSS: entenda

Saiba como consultar o resultado de perícia do INSS e saber se você receberá o benefício ou não.

Quando o trabalhador contribui com o INSS, seja pagando as Guias da Previdência Social, ou tendo o INSS descontado do seu salário, ele tem a qualidade de segurado e contribuinte. Desta forma, ele tem direito a receber alguns benefícios do INSS quando precisar, como o salário-maternidade, o auxílio-doença, o auxílio-acidente, a aposentadoria, entre outros.

Além de ser segurado, o trabalhador também precisa cumprir com alguns requisitos para realmente ter direito ao benefício. O salário-maternidade, por exemplo, só é direito de mulheres que foram afastadas do trabalho porque tiveram um filho ou adotaram. Já o auxílio-doença é direito somente de quem está temporariamente incapaz de trabalhar.

Desta forma, o interessado precisa provar a sua necessidade em receber o benefício. Assim, principalmente nos casos de auxílio-doença e auxílio-acidente, o trabalhador deve fazer a solicitação do auxílio e também passar por uma perícia médica, que irá constatar a real necessidade do benefício. Dependendo do resultado da perícia, ele receberá ou não o auxílio solicitado.

Confira agora como consultar o resultado da perícia médica do INSS pela internet e saber se você terá direito ou não ao benefício que solicitou.

Resultado perícia INSS: como consultar

É possível fazer essa consulta de duas maneiras pela internet: uma é pelo Portal Meu INSS, onde também é possível verificar outras informações relacionadas ao benefício, e outra é pelo site do INSS. Veja como fazer nos dois métodos.

Portal Meu INSS

Passo 1. Acesse o Portal Meu INSS e clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela. Depois, clique em “Login”.

Passo 2. Caso você já tenha um cadastro no portal, insira o seu CPF e senha para acessar a sua conta. Se ainda não tem, selecione a opção “Crie sua conta” e informe os dados necessários para o cadastro, como CPF, nome completo e dados para contato, além de cadastrar uma senha.

Passo 3. Ao entrar na sua conta, selecione a opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”. Assim, você terá acesso ao resultado da sua perícia e saberá se o benefício foi concedido ou não.

Site INSS

Passo 1. Acesse o site do INSS e selecione a opção “Consulta de situação de benefício”, na parte “Serviços”, no lado esquerdo da tela.

 

Passo 2. Selecione a opção “Benefício por Incapacidade: Resultado”.

Passo 3. Na tela seguinte, você deverá preencher os campos em branco, informando o seu número do benefício, o número do requerimento, data de nascimento, nome completo e CPF. Faça a validação colocando os caracteres da imagem exposta e clique em “Imprimir”.

Passo 4. Feito isso, você terá acesso ao documento que mostra o resultado da perícia médica realizada e se o benefício foi deferido ou não.

Caso você não consiga saber o resultado da sua perícia pela internet, você também pode ligar na Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, e pedir a informação. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

E se o meu benefício for negado?

Infelizmente, o indeferimento da sua solicitação é uma opção possível. Neste caso, você pode aceitar a situação e ficar sem o benefício; fazer o Pedido de Reconsideração (PR) e requerer uma nova perícia; recorrer ao INSS, entrando com um recurso administrativo no prazo de 30 dias do resultado; ou, ainda, levando o caso para a Justiça, recorrendo por meio de uma ação judicial. No entanto, para esta última solução, é preciso que o interessado tenha tentado o recurso administrativo junto ao INSS antes.

Alguns dos motivos que podem fazer com que o benefício seja negado são a ausência da incapacidade, a não condição de segurado (quando o interessado não é contribuinte), a ausência de carência (tempo mínimo de contribuição), ou, ainda, se a doença for preexistente, isto é, ela não foi adquirida depois do tempo de contribuição. Por isso, é importante saber se você realmente cumpre com todos os requisitos antes de fazer a solicitação.

Veja também!