Como consultar PIS pelo CPF - Konkero

Como consultar PIS pelo CPF

Não sabe qual é o número do seu PIS? Veja como descobrir este documento usando o seu CPF!

O número do PIS – Programa de Integração Social é muito importante para ter acesso a diversos benefícios e direitos, como o FGTS, Seguro-desemprego, aposentadoria, entre outros. É por meio dele que existe, inclusive, o abono salarial, também conhecido como PIS.

Tal número é utilizado tanto para o recebimento dos benefícios, como para as consultas dos mesmos. Assim, caso você queira saber qual o saldo do seu FGTS, você pode fazer a consulta com o número do PIS. De igual modo, caso você precise saber quanto irá receber de algum auxílio do INSS, seja o salário-maternidade ou o auxílio-doença, por exemplo, você precisará do número do seu PIS.

Não apenas relacionado aos benefícios, este documento também é solicitado quando você é admitido em uma nova empresa. Se você não souber informar ele corretamente ou não tiver o Cartão Cidadão, pode ter problemas na admissão. Por isso, é bom memorizar o número ou ter fácil acesso a ele.

Caso você precise rapidamente do número do seu PIS e não esteja com ele em mãos, você pode consultá-lo usando o seu CPF. Veja como!

Consulta de PIS pelo CPF

Há três maneiras de conseguir saber o número deste documento usando o CPF. São elas: pelo portal Meu INSS, pelo site CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e pelo telefone. Veja o passo a passo de cada uma!

Portal Meu INSS

Passo 1. Acesse o Portal Meu INSS e clique em “Entrar”, no canto direito superior da tela.

Passo 2. Ao clicar em “Login”, uma nova janela será aberta, onde você deverá selecionar a opção “Crie sua conta”. Caso você já tenha uma conta, digite o seu CPF e a senha e pule para o passo 4.

Passo 3. Complete o seu cadastro inserindo os dados solicitados, como CPF, nome completo, telefone celular e e-mail. Faça a validação dos dados, a habilitação do cadastro e, finalmente, cadastre a sua senha. Feito isso, basta fazer o login com o CPF e a senha cadastrada.

Passo 4. No canto superior direito, clique no seu nome. Neste momento, você poderá ver os seus dados, inclusive o número do PIS.

Site CNIS

Passo 1. Acesse o site do CNIS e selecione a opção “Cidadão”.

Passo 2. No canto superior esquerdo, clique em “Inscrição” e depois em “Filiado”.

Passo 3. Na página seguinte, preencha o formulário com os dados solicitados, como o seu nome completo, o nome da sua mãe, a sua data de nascimento e o número do seu CPF.

Passo 4. Ao fazer a validação e clicar em “Continuar”, o número do seu PIS aparecerá na mesma tela.

Telefone

Para saber qual o número do PIS pelo telefone, basta ligar no número 135 e escolher a opção 5. Você deverá confirmar alguns dados e depois, o atendente te informará o número do documento. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Veja também!