Como consultar CPF na Receita Federal - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Como consultar CPF na Receita Federal

Descubra como consultar o CPF pela Receita Federal e saber se a sua situação está regular ou não!

O CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, é um documento muito importante para o cidadão brasileiro. Ele é um dos documentos de identificação e é muito solicitado em diversas situações, como em algumas compras, empréstimos, financiamentos, emissão de outros documentos, entre outras. Ou seja, sem ele, você pode ser impedido de fazer várias coisas.

Além da necessidade de ter o CPF, também é preciso que ele esteja regular. Essa situação é importante porque, se este documento estiver pendente de regularização, suspenso, nulo ou cancelado, o cidadão não conseguirá contratar nenhum tipo de crédito, por exemplo, ou tirar passaporte, ou ainda pode ter problemas para conseguir um emprego.

Para saber se o CPF está regular ou não, é possível fazer a consulta pela internet, pelo site da Receita Federal. Acompanhe o passo a passo abaixo e veja como você pode consultar a situação em poucos passos e sem sair de casa.

Consulta de CPF na Receita Federal

Para saber se o CPF está regular ou não, basta acessar o site da Receita Federal e informar o número do seu CPF e a sua data de nascimento. Confira!

Passo 1. Acesse o site da Receita Federal e clique em CPF.

Passo 2. Na parte de “Serviços em destaque”, selecione a opção “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”.

Passo 3. Na tela seguinte, insira os números do seu CPF e também da sua data de nascimento. Não é preciso colocar os pontos, dígitos e barras, apenas os números. Clique na opção “Não sou um robô” para validar o acesso e, depois, selecione “Consultar”.

Passo 4. Neste passo, você poderá verificar o Comprovante de Situação Cadastral no CPF. Na linha “Situação Cadastral”, será possível saber se o seu documento está regular ou não.

E se o CPF não estiver regular?

É muito importante que a situação cadastral esteja regular. Caso não esteja, você deve buscar a regularização o mais rápido possível para evitar futuros problemas, como a impossibilidade de abrir uma conta corrente ou ainda movimentar a que você já tem.

Se aparecer “pendente de regularização” no comprovante que você emitiu, é porque você, provavelmente, deixou de entregar alguma declaração importante, como a de Imposto de Renda. Se esse for o seu caso, entregue as declarações atrasadas.

Se a situação aparecer como “suspensa”, pode significar cadastro incompleto ou incorreto. Desta forma, basta solicitar a regularização pelo próprio site da Receita Federal. Você pode fazer isso agora mesmo clicando aqui. O serviço é gratuito.

A situação cadastral “nula” significa que houve fraude na inscrição e, por isso, o CPF foi anulado. Já a “cancelada” aparece quando o documento foi cancelado por decisão administrativa. Em casos de falecimento, a situação aparecerá como “Titular Falecido”.

Veja também!