Como consultar CNH pelo CPF - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Como consultar CNH pelo CPF

O Denatran permite que os motoristas consultem a carteira de habilitação pela internet por meio do CPF. Veja como!

O Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, é o órgão responsável por monitorar e executar todas as leis de trânsito do país. Todos os departamentos estaduais de trânsito fazem parte do Denatran, portanto, serviços de licenciamento de veículos, registros e habilitação de novos motoristas são gerenciados por esse departamento.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um item obrigatório para assumir a direção de um carro, moto ou de outros tipos de veículos. Por isso, o condutor do automóvel sempre deve levar consigo a carteira de motorista quando for dirigir e os documentos do veículo. O Denatran oferece maneiras prática de consultar a CNH pela internet ou por aplicativo utilizando o CPF. Entenda como funciona cada uma das opções!

Como consultar CNH com CPF

Os motoristas habilitados conseguem consultar a CNH diretamente pelo site do Denatran. O departamento permite fazer o acesso ao documento com um cadastro na plataforma do governo federal. O usuário precisa logar com o seu CPF e uma senha. Confira abaixo como fazer a consulta da CNH utilizando o CPF.

Passo 1. Visite o site do portal de serviços do Denatran e selecione a opção “Minha Habilitação”, como na imagem abaixo. Fique atento: a CNH deve estar ativa e regularizada junto ao Detran da sua região.

Passo 2. O condutor precisa fazer a inscrição no cadastro único do Governo Federal. Para isso, na página seguinte, selecione a opção “Crie sua conta”.

Passo 3. Na página de cadastro, o motorista deve preencher os campos com a numeração do CPF, nome completo, telefone celular e e-mail válidos, pois o sistema fará a confirmação do cadastro por um deles. Depois, será necessário habilitar o cadastro e inserir uma senha para acessar a plataforma do Denatran.

Passo 4. Após a confirmação da conta, o usuário deve fazer o login na página do cadastro único do Governo Federal com o CPF e senha inscritos. O condutor retornará à página inicial do site do Denatran e poderá consultar a carteira de habilitação pelo botão “Minha habilitação”, como mostrado no Passo 1.

Como consultar carteira de motorista no celular

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito é uma forma prática e segura de ter sempre uma cópia digital da sua CNH com você. O programa funciona em smartphones com sistema Android e iOS. Além de consultar a carteira de habilitação, o motorista também garante uma versão digital do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo que estão cadastrados em seu nome.

Assim como acontece no acesso pela internet no portal do Denatran, o condutor precisa fazer a inscrição no cadastro do Gov.br para fazer a consulta da CNH com o CPF pelo aplicativo. Veja abaixo!

Passo 1. 

Vá até a loja de aplicativos do seu celular e faça o download do programa Carteira Digital  de Trânsito. O aplicativo funciona em celulares Android e iOS. Após a instalação, você precisará fazer o cadastro feito no sistema do Governo. Se já tiver criado para fazer a consulta da carteira de habilitação na internet, basta inserir o CPF e senha.

 

 

 

Passo 2. 

Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Cadastrar” no aplicativo e insira o CPF, nome completo, telefone celular e e-mail. Habilite o cadastro e coloque uma senha para sua conta. Após a confirmação, efetue o login e consulte sua carteira de habilitação, infrações e os veículos atrelados ao seu nome. Para consultar sua carteira de habilitação pela internet ou por aplicativo será necessário o uso do CPF.

Veja também!