Como consultar benefício do INSS pelo CPF - Konkero

Como consultar benefício do INSS pelo CPF

O benefício do INSS pode ser consultado pela internet com a inscrição do CPF e outros documentos. Veja como!

Quem recebe pensão, auxílio doença e aposentadoria pela previdência social consegue consultar o benefício quando quiser no site do INSS. Ao invés de marcar uma perícia ou ligar na central de atendimento do programa, o Meu INSS facilita o acesso à informações sobre pagamentos, extratos, agendamentos, carta de concessão, entre outros serviços.

Para ter acesso ao Meu INSS, o beneficiário precisa obrigatoriamente fazer um cadastro no site com alguns dados pessoais, incluindo o CPF cadastrado no benefício, nome completo, um telefone celular e um e-mail. Com essas informações, é possível acessar os dados do INSS sem sair de casa. Veja abaixo como consultar o seu benefício com o CPF!

Benefício do INSS: como consultar pela internet com CPF

Antes de tudo, é necessário que o contribuinte faça um cadastro inicial no site do INSS para acessar o seu benefício. Confira o passo a passo!

Passo 1. No menu de serviços do INSS, localizado na parte esquerda da tela, clique em “Meu INSS”. Nessa página, o usuário consegue tirar dúvidas sobre os serviços disponíveis. Clique novamente em “Meu INSS” sinalizado de amarelo.

Passo 2. Já no portal, o menu esquerdo do site agrega todos os serviços disponíveis do Meu INSS, no entanto, para acessá-los, o beneficiário deve criar um cadastro na plataforma do governo federal. Como na imagem a seguir, selecione a opção “Crie sua conta”.

Passo 3. Na próxima tela, preencha os campos com os dados solicitados. São eles: CPF, nome completo, um telefone celular e um e-mail. Após o preenchimento, o usuário deve aceitar os termos de uso e de privacidade do site e clicar em “Continuar”. Depois, o usuário deverá habilitar o cadastro e escolher uma senha de acesso.

Passo 4. Após a confirmação do cadastro, você deverá acessar o Meu INSS e clicar no botão “Fazer Login”. Após isso, na tela que aparecer, insira o seu CPF e a senha cadastrada no portal do governo, conforme a imagem a seguir.

Passo 5. Na plataforma, o usuário consegue consultar e emitir a declaração de beneficiário, extratos de pagamentos, guias e contribuições, entre outras solicitações.

Portanto, para fazer a consulta do seu benefício apenas com o CPF e senha é fundamental ter o cadastro no Meu INSS. Mesmo que você ainda não seja beneficiário do INSS, mas quer fazer algum agendamento na previdência social, é possível solicitar alguns serviços pela mesma conta.

Entenda mais sobre a Guia da Previdência Social

Para quem trabalha com carteira assinada e de acordo com a CLT, os depósitos correspondentes ao INSS são feitos diretamente pela empresa. Mas, no caso de empregados domésticos, donas de casa ou desempregados, a contribuição do INSS deve ser feita por conta própria. Por isso, é necessário garantir um carnê do INSS, também conhecido como a Guia da Previdência Social – GPS.

O preenchimento pode ser feito manualmente ou pela internet. Em ambos os casos, o contribuinte deve ficar atento na hora de preencher os campos e fazer os pagamentos que garantam o recolhimento do INSS. A Konkero montou um guia completo para ajudar os contribuintes na hora de usar a GPS do INSS. Clique aqui e saiba mais!

Veja também!