Carta de concessão INSS – o que é e o que significa - Konkero

Carta de concessão INSS - o que é e o que significa

Entenda o que é a carta de concessão do INSS e saiba como consultar a sua! 

A carta de concessão do INSS é um documento que informa o cálculo do seu benefício e os dados do banco que realiza os pagamentos. Todos os cidadãos que recebem algum benefício do INSS, tanto aposentados e pensionistas, como trabalhadores que ficaram doentes, impedidos de trabalhar, recebem essa carta pelos Correios assim que o pagamento tem a liberação do INSS para a agência bancária.

O termo de concessão é importante porque nele estão as principais informações do seu benefício do INSS, como a memória de cálculo (os valores que serviram de base para o cálculo do benefício a receber), o número do benefício, a data do requerimento e do início da vigência, entre outras informações. Assim, se por acaso elas estiverem erradas, você deve pedir a correção no INSS. A carta de concessão do benefício também é obrigatória para solicitar o FGTS e, em alguns casos, no pedido de empréstimos.

Carta de concessão do INSS: o que isso muda na minha vida

Obter a carta de concessão do INSS é importante para que você saiba detalhadamente tudo o que está recebendo. Além disso, ela é necessária para pedidos de revisão do benefício, servindo como prova do possível erro. Por isso, guarde com cuidado este documento.

Você também pode solicitar sua segunda via da carta de concessão do benefício Veja abaixo como proceder.

Como pedir a carta de concessão do INSS

Os beneficiários do INSS podem solicitar a carta de concessão de duas formas: presencialmente ou pela internet. Confira como pedir a sua carta a seguir.

Atendimento presencial

Para retirar a carta de concessão do INSS em um dos postos de atendimento, será necessário fazer o agendamento pela central da previdência social no número 135 ou na internet. Acesse o site ‘Meu INSS’ e clique no item “Agendamentos e Requerimentos”. Preencha o seu nome, data de nascimento e CPF e, na tela seguinte, escolha o dia e horário para comparecer ao atendimento presencial. Não esqueça de levar os seguintes documentos:

  • Documentos pessoais do interessado com foto;
  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante (se houver).

O atendimento para agendar a retirada da carta de concessão via telefone funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Atendimento online

A carta de concessão do INSS também pode ser retirada no site ‘Meu INSS’. Será preciso fazer um cadastro na plataforma Cidadão.br e cadastrar uma senha com, no mínimo, 9 caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Após isso, basta receber a confirmação do cadastro, fazer o login, acessar o item “Carta de Concessão” do lado esquerdo da página, e emitir o documento.

Veja também!