Cálculo Seguro Desemprego: descubra quanto vai receber - Konkero

Cálculo Seguro Desemprego: descubra quanto vai receber

O valor e as parcelas do Seguro Desemprego variam conforme seu tempo de empresa e a faixa salarial que recebia. Confira como fazer o cálculo!

O seguro desemprego é uma ajuda temporária paga pelo governo para quem foi demitido sem justa causa. Para fazer o pedido desse benefício é preciso atender às condições exigidas, que estão de acordo com a nova regra, desde março de 2015.

Dentro das regras gerais, o trabalhador deve ter exercido uma função na empresa por pelo menos 18 meses. O pagamento do seguro acontece em até cinco parcelas, que variam conforme a quantidade de solicitações.

Fazer o cálculo do seguro desemprego é importante para ter uma base de quanto você pode receber, porque o valor das parcelas varia de acordo com a faixa salarial que você recebia enquanto trabalhava.

Cálculo do Seguro Desemprego

Preencha os dados abaixo para calcular quantas parcelas você deve receber e qual seria o valor de cada uma delas caso você solicite o benefício do seguro desemprego.

Observação: o cálculo do seguro desemprego acima é apenas uma estimativa.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

Seguro desemprego para o trabalhador formal

O trabalhador formal deve ter exercido uma determinada função em empresa por pelo menos 18 meses (1 ano e meio) e com registro em carteira. O empregado deve ter sido exonerado do cargo sem justa causa e estar desempregado no ato da solicitação.

O solicitante também deve provar que não possui condições financeiras para sustentar os dependentes da família e não estar recebendo benefícios do INSS, com exceção de auxílio-acidente ou pensão por morte.

Seguro desemprego para o empregado doméstico

É necessário ter exercido exclusivamente a função de doméstico por pelo menos 15 meses (1 ano e três meses), dentro de um período de dois anos. Possuir mais de 15 recolhimentos ao FGTS como empregado doméstico e estar inscrito como Contribuinte Individual da Previdência Social e possuir, no mínimo, 15 pagamentos ao INSS.

Assim como o trabalhador formal, para o empregado doméstico solicitar o seguro desemprego ele não pode receber ajuda do INSS e precisa comprovar baixa renda para sustentar a família.

Seguro desemprego para o pescador artesanal

O pescador artesanal deve comprovar inscrição no INSS como segurado especial, a venda do pescado nos últimos 12 meses que antecederam o pedido de seguro desemprego, o não recebimento de benefícios do INSS, além de não possuir nenhum vínculo empregatício, sem ser o da atividade pesqueira.​​

Seguro desemprego para o trabalhador resgatado

Comprovar o resgate do trabalho escravo (boletim de ocorrência ou sentença judicial), não receber ajuda do INSS – como nos casos anteriores – e não possuir renda própria para sustento são os critérios para solicitar o seguro desemprego em caso de trabalho forçado.

Documentação necessária para solicitar o seguro desemprego

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP;
  • Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado, para os contratos superiores a um ano de trabalho ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço ou Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho nas rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano de serviço;
  • Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos.

Como solicitar o seguro desemprego na internet

1º Passo: Acesse o Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e clique em “Cadastrar”, conforme imagem abaixo.

2º Passo: O usuário deverá preencher os campos da tela seguinte com o CPF e outras informações pessoais. Não deixe de aceitar os termos de uso e de privacidade da plataforma. Após isso, você deverá cadastrar uma senha de acesso e confirmar o cadastro por meio do e-mail ou telefone.

3º Passo: O site abrirá um questionário com 5 perguntas sobre os dados dos últimos registros de trabalho em carteira e contribuições para o INSS. Após, o sistema libera uma senha inicial de sete dígitos para acessar o sistema.

4º Passo: O usuário deverá retornar à página inicial do Emprega Brasil. Clique em “Entrar”, conforme a imagem a seguir.

5º Passo: Na tela seguinte, coloque o CPF cadastrado e a senha inicial de sete dígitos. Confirme as outras informações solicitadas e clique em “Próxima”.

6º Passo: Para dar entrada no seguro desemprego, basta clicar no campo “Seguro desemprego” e preencher as informações. Será necessário preencher um cadastro que está dividido em oito páginas com dados pessoais, profissionais, acadêmicos, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.

7º Passo: Depois, o usuário deve agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

Onde sacar o seguro desemprego

Antes os pagamentos eram feitos diretamente em uma conta na Caixa Econômica Federal com o Cartão do Cidadão e o saque poderia ser feito nas lotéricas ou nos terminais de autoatendimento do banco. Agora será necessário criar uma conta-corrente ou conta poupança na Caixa para que o benefício seja depositado.

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