Caixa seguro desemprego: tudo o que você precisa saber

Entenda a relação da Caixa com o seguro desemprego. 

O seguro desemprego é um auxílio oferecido a trabalhadores desempregados. O benefício concede uma ajuda financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de demissão sem justa causa.

O Ministério do Trabalho, de acordo com as leis dos Direitos Sociais, supervisiona as solicitações de seguro desemprego e determina o valor dos pagamentos que, geralmente, é equivalente a um salário mínimo.

Caixa Seguro desemprego: quais são as regras?

Os pagamentos do seguro desemprego são realizados através da Caixa Economica Federal e são divididos em três ou cinco parcelas. Irá depender do tempo de trabalho do empregado.

O valor das parcelas é calculado a partir da média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à dispensa. Para o pescador artesanal, empregado doméstico e ou trabalhador resgatado de atividade escrava, o valor é de 1 salário mínimo.

Caixa seguro desemprego: como solicitar?

Seguro desemprego presencial

O interessado em solicitar o seguro desemprego presencialmente deve ir até uma agência credenciada da Caixa e entregar a documentação necessária para realizar o pedido.

Seguro desemprego pela internet

Também é possível solicitar e consultar o seguro desemprego pela internet. Confira o passo-a-passo a seguir para conseguir pedir o seguro desemprego na web.

1º Passo: Acesse o Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e clique em “cadastrar”, conforme imagem abaixo.

2º Passo: O usuário será direcionado ao portal cidadão.br. Preencha as informações solicitadas e clique em “próximo”.

3º Passo: O site abrirá um questionário com 5 perguntas sobre os dados dos últimos registros de trabalho em carteira e contribuições para o INSS. Após, o sistema libera uma senha inicial de sete dígitos para acessar o sistema.  Clique em “Emprega Brasil”.

4º Passo: O usuário será redirecionado para a página inicial do Emprega Brasil. Clique em “entrar”, conforme a imagem a seguir.

5º Passo: Na tela seguinte, coloque o CPF cadastrado, a senha inicial de sete dígitos, confirme as outras informações solicitadas e clique entrar.

6º Passo: Para dar entrada no seguro desemprego, basta clicar no campo  “Solicitar seguro desemprego” e preencher as informações.  Será necessário preencher um cadastro que está dividido em oito páginas com dados pessoais, profissionais, acadêmicos, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.

7º Passo: Depois o usuário deve agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.



Documentação necessária para solicitar o seguro desemprego

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP;
  • Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado, para os contratos superiores a um ano de trabalho ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço ou Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho nas rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano de serviço;
  • Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos.

Como receber o seguro desemprego nas agências da Caixa

As parcelas serão creditadas automaticamente nas conta poupança ou conta Caixa Fácil se o solicitante tiver uma delas. A conta deve ser individual e possuir saldo e movimentação.

O benefício pode ser retirado em qualquer Unidade Lotérica, Correspondente Caixa Aqui, Autoatendimento da Caixa, mediante uso do Cartão Cidadão, e Agências da Caixa.

Veja também!


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.