. CadÚnico – o que é e o que significa - Konkero

CadÚnico - o que é e o que significa

Conheça o Cadastro Único para programas sociais do governo brasileiro. 

O CadÚnico, também conhecido como Cadastro Único, é um programa que organiza as informações de famílias brasileiras de baixa renda. Com isso, o governo consegue localizar e conhecer melhor o cenário socioeconômico dos brasileiros.

Criado em 2003, o programa de cadastramento registra informações sobre a residência, os membros familiares, renda mensal e situação de trabalho da família. Com o CadÚnico é possível participar de programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.

Quem pode fazer o CadÚnico

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Grupos familiares com renda mensal total de até três salários mínimos ou com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado a programas sociais do governo.

Como fazer o CadÚnico

Para realizar a inscrição no CadÚnico é necessário que um responsável familiar reúna a documentação pessoal de todos os membros da família, inclusive o seu (certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor) e comparecer a um dos Centros de Referência de Assistência Social mais próximo da sua residência. O responsável familiar será entrevistado por um assistente social e confirmará as informações necessárias para obter o CadÚnico.

O que isso muda na minha vida?

Para participar dos programas Bolsa Família ou Minha Casa Minha Vida do Governo Federal é obrigatório que a família esteja inscrita no CadÚnico. Com o apoio das informações registradas no Cadastro Único, o Ministério do Desenvolvimento Social seleciona os grupos familiares que serão beneficiados. Por isso é importante estar com os dados sempre atualizados.

Os estudantes da cidade de São Paulo que tenham direito à gratuidade no transporte público também devem estar inscritos no CadÚnico. Para usufruir do benefício, a família do estudante deve ter renda mensal abaixo de 1,5 salário mínimo por pessoa.

As famílias registradas no CadÚnico têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. Trata-se de um desconto de até 65% nos serviços de abastecimento de energia concedido às famílias de baixa renda. Para ativar o benefício, o titular da conta deve solicitar na distribuidora local de energia elétrica a classificação da casa como unidade consumidora na subclasse residencial baixa renda.

Veja também!




Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online na KeroGrana.