Agendar seguro desemprego: como conseguir

Descubra as formas de agendar o pedido de seguro desemprego.

O seguro desemprego é uma assistência oferecida a trabalhadores desempregados. O benefício tem como objetivo contribuir com uma ajuda financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa.

Os pagamentos do seguro-desemprego são realizados através da Caixa Econômica Federal e são divididos em três ou cinco parcelas. Irá depender do tempo de trabalho do empregado. O Ministério do Trabalho supervisiona as solicitações de seguro desemprego e determina o valor dos pagamentos.

Seguro desemprego: como agendar

Atendimento presencial

O interessado em solicitar o seguro desemprego presencialmente deve ir até uma agência credenciada da Caixa, na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ou no Sistema Nacional de Emprego (SINE) e entregar a documentação necessária para realizar o pedido.

Internet

Também é possível solicitar e consultar o seguro desemprego pela web. Confira o passo a passo a seguir para conseguir o seguro desemprego na internet.

1º Passo: Acesse o Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e clique em “cadastrar”, conforme imagem abaixo.

2º Passo: O usuário será direcionado ao portal cidadão.br. Preencha as informações solicitadas e clique em “próximo”.

3º Passo: O site abrirá um questionário com 5 perguntas sobre os dados dos últimos registros de trabalho em carteira e contribuições para o INSS. Após, o sistema libera uma senha inicial de sete dígitos para acessar o sistema.  Clique em “Emprega Brasil”.

4º Passo: O usuário será redirecionado para a página inicial do Emprega Brasil. Clique em “entrar”, conforme a imagem a seguir.

5º Passo: Na tela seguinte, coloque o CPF cadastrado, a senha inicial de sete dígitos, confirme as outras informações solicitadas e clique entrar.

6º Passo: Para dar entrada no seguro-desemprego, basta clicar no campo  “Solicitar seguro desemprego” e preencher as informações.  Será necessário preencher um cadastro que está dividido em oito páginas com dados pessoais, profissionais, acadêmicos, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.



7º Passo: Depois o usuário deve agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

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