Agendar perícia no INSS: saiba como fazer - Konkero

Agendar perícia no INSS: saiba como fazer

O agendamento da perícia médica no INSS pode ser feito na empresa ou pelo beneficiário. Saiba mais sobre o processo!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável por arrecadar e gerenciar os valores da previdência social que são direcionados para aposentadorias, pensões e auxílios. Para ter direito ao auxílio doença, o beneficiário deve passar em consulta com um médico do INSS que irá constatar se o indivíduo está inapto para trabalhar. Após essa perícia médica, caso seja atestado a incapacidade do funcionário de exercer a atividade profissional, ele passa a receber o auxílio doença.

Para fazer essa consulta médica no INSS, o beneficiário ou o departamento pessoal da empresa precisam agendar o atendimento em uma unidade da previdência social, que pode ser feito pelo telefone 135 ou na internet pelo Portal do INSS. Confira abaixo como agendar a perícia médica do INSS pela internet.

Perícia do INSS: como agendar pela internet

Dependendo da finalidade da solicitação, algumas empresas agendam o atendimento da perícia médica para o funcionário, que deve comparecer à consulta e encaminhar o resultado da solicitação do auxílio doença, por exemplo, para a empresa. Mesmo assim, confira como fazer o agendamento da perícia na internet:

Passo 1. O beneficiário precisa acessar o site “Meu INSS” com o cadastro único do governo. Para acessar a plataforma, clique aqui e escolha a opção “Crie sua conta”.

Passo 2. O usuário deve informar o CPF, nome completo, telefone celular e um e-mail. Após isso, é necessário validar a conta e cadastrar uma senha.

Passo 3. Na página do Meu INSS, faça o login com CPF e a senha cadastrada na parte superior direita do site. O site mostrará diversos serviços disponíveis para o cidadão que tem cadastro no INSS e já fez contribuições. Clique na opção “Agende sua Perícia Médica” no menu esquerdo.

Passo 4. Escolha o item “Primeira Perícia” como está acima e faça o agendamento da perícia médica no centro do INSS mais próximo da sua casa. Com o mesmo cadastro, o beneficiário consegue acompanhar a solicitação do benefício, que pode ser aposentadoria, pensões ou auxílios. Clique aqui e veja como acompanhar o resultado.

Documentos necessários para levar na perícia do INSS

No dia da perícia médica do INSS, o beneficiário precisa levar alguns documentos que comprove sua identificação, o tempo de serviço, situação de saúde, entre outros. A relação dos comprovantes que deverão ser apresentados varia de acordo com a finalidade da perícia médica, mas entre eles estão:

Solicitação de aposentadoria

  • Procuração ou termo de representação legal, se houver;
  • RG, CNH ou outro documento de identidade do beneficiário;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho, carnês do INSS e outros documentos que comprovem as contribuições;
  • Simulação do tempo de contribuição.

Solicitação de auxílio doença

  • RG, CNH ou outro tipo de identidade;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho e carnês do INSS;
  • Documentos médicos, incluindo atestados, exames e relatórios médicos;
  • Para o funcionário serão necessários a declaração da empresa informando o último dia trabalhado e a Comunicação de Acidente de Trabalho, a CAT, se o acidente tiver ocorrido na empresa.

Solicitação de pensão por morte

  • Procuração ou termo de representação legal, se houver;
  • RG, CNH ou outro documento de identificação dos dependentes e do falecido, incluindo a certidão de óbito;
  • Carteira de trabalho, carnês do INSS e outros documentos que comprovem as contribuições do falecido;
  • Caso o falecimento tenha ocorrido dentro da empresa será necessário a declaração da empresa informando o último dia trabalhado e a Comunicação de Acidente de Trabalho, a CAT;
  • Comprovação de dependência.

Veja também!