Agendamento RG: como fazer - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Agendamento RG: como fazer

Saiba como fazer o agendamento para tirar a 1ª ou 2ª via do RG!

O RG significa Registro Geral e é um dos documentos de identificação mais importantes. Sendo chamado também de Carteira de Identidade, é nele que estão os dados mais importantes das pessoas físicas, como nome completo, filiação e data e lugar de nascimento. No novo modelo, ainda é possível incluir o número de outros documentos na carteira, como o do CPF, PIS, título de eleitor, entre outros que o cidadão ache relevante que esteja no RG.

A emissão do RG, tanto da 1ª como da 2ª via, exige o agendamento do serviço no respectivo posto de atendimento, que é diferente em cada estado do país. Em São Paulo, o documento deve ser feito no Poupatempo, enquanto no Rio de Janeiro, a emissão é feita no Detran-RJ. Sem o agendamento, você não consegue ter acesso ao serviço e acaba perdendo a viagem. Por isso, confira agora como fazer o agendamento para RG em 4 estados brasileiros.

Agendamento RG: como fazer

1. Poupatempo (São Paulo)

Passo 1. Acesso o site do Poupatempo e selecione a opção “Agendamento”, na barra superior de serviços.

Passo 2. Faça o seu login com CPF, e-mail, RG ou telefone e senha, e clique em “RG – Carteira de Identidade”. Se você ainda não tem uma conta, clique em “Cadastre-se”.

Passo 3. Clique em “Agendar” e dê continuidade no agendamento, escolhendo o local e a data para realizar o serviço.

2. Detran-RJ (Rio de Janeiro)

Passo 1. Acesse o site do Detran-RJ e selecione a opção “Identidade”, conforme indicado na imagem abaixo.

Passo 2. Faça o agendamento preenchendo corretamente o formulário com os dados solicitados. Faça a validação, clique em “Enviar” e aguarde a conclusão da solicitação.

3. Estado de Minas Gerais

Passo 1. Acesse o site do Estado de Minas Gerais e selecione “Agendamento online – veja quais serviços estão disponíveis” na aba “Cidadão”.

Passo 2. Caso você busque agendamento para emitir a 1ª via do RG, clique em “Obter a Carteira de Identidade – 1ª via”. Se for a 2ª via, clique em “Obter a Carteira de Identidade  – 2ª e outras vias”.

Passo 3. Preencha o formulário definido o local, dia e horário do atendimento, e inserindo os demais dados solicitados. Ao final, clique em “Confirmar agendamento”.

4. Na Hora (Distrito Federal)

Passo 1. Acesse o site do Na Hora e, na parte de “Agendamento Online”, clique em “Acesse”.

Passo 2. Selecione a opção “Agendamento de Carteira de Identidade”.

Passo 3. Escolha o serviço desejado, entre a emissão da 1ª via e da 2ª via. Depois, selecione a Unidade de Atendimento desejada e, na coluna “Ação”, clique no ícone do calendário para ver mais detalhes sobre o agendamento.

Passo 4. Finalize o agendamento inserindo os seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, filiação e outros.

Demais estados

Caso você more em outro estado, procure saber qual é o órgão responsável pela emissão do RG e busque a opção de agendamento no site da instituição. Você também pode agendar o serviço no site da delegacia da sua cidade.

Independente de onde você for emitir o documento, não deixe de levar os documentos necessários, que são:

  • Certidão de nascimento original e uma cópia simples;
  • Certidão de casamento original e uma cópia simples (se houver);
  • CPF original, comprovante de situação cadastral no CPF ou comprovante de inscrição da Receita Federal (para pagamento da taxa cobrada na emissão da 2ª via do RG ou para quem quer que o CPF conste no RG)
  • RG antigo, se ainda estiver com você;
  • Comprovante do pagamento da taxa (caso ela tenha sido paga fora do posto de atendimento).

Se você quiser incluir outro documento no RG, como número do PIS ou a informação de alguma deficiência física, basta levar a via original e uma cópia simples do documento e solicitar a inclusão.

Veja também!