Você sabe por que vale a pena contratar um contador?

  • Google+
  • LinkedIn

Se você está pensando em formalizar o seu negócio, entenda quais as vantagens de pagar pelo serviço desse profissional

Você sabe por que vale a pena contratar um contador



Imagine só: você faz brigadeiros incríveis e decide aproveitar esse talento para ganhar dinheiro! Então, começa uma produção pequena para vender somente para amigos, colegas da faculdade e pais dos amigos dos seus filhos. Mas o brigadeiro faz sucesso e você tem a chance de fabricar uma quantidade maior para festas em buffet infantil. Pois é, talvez seja a hora de formalizar o seu trabalho.

Começar as vendas em casa, de maneira informal e sem emitir nota fiscal ainda é a realidade da maioria dos negócios que estão na fase inicial. Mas quando você aumenta o lucro e começa a vender para outras empresas, precisa emitir nota e prestar conta do dinheiro que recebe, ou seja: terá que abrir uma empresa.

Além de ter um custo alto (em São Paulo, por exemplo, você gasta em média R$ 2 mil só para ter o registro), formalizar o seu negócio exige uma série de documentos e registros em diferentes órgãos. E não para por aí: depois de registrar a empresa, você deve prestar contas todo mês e recolher impostos. E nesse momento entra o contador, o profissional que fará esse serviço e, claro, será um custo a mais no seu orçamento.

Qual é o trabalho do contador

Ele é responsável por cuidar de toda a área financeira, econômica e patrimonial da sua empresa. Ele resolve a documentação, como licenças e autorizações, faz a Declaração de Imposto de Renda, lança notas fiscais, toma conta da folha de pagamento dos funcionários, monta os balanços mensais e anuais dos lucros e presta uma assessoria nessa área. Ufa!

Mas o contador sempre será necessário?

Se você vai formalizar o negócio e abrir uma empresa, sim. “Ter um contador vai evitar muita dor de cabeça no futuro”, orienta Erivelto Alves da Silva, que é especializado na área de abertura de empresas há 18 anos. Isso porque, além dos serviços prestados mensalmente, ele ajudará você a elaborar o contrato. “O contrato social feito na abertura da empresa tem que estar muito bem redigido, com todos os detalhes bem esclarecidos. Com certeza é um investimento que vai poupar muito trabalho”, reforça o especialista.

Como você paga pelos serviços de um contador

Normalmente, é fechado um contrato de pagamentos mensais. Alguns contadores usam como base o salário mínimo, além de cobrarem uma 13ª parcela – que deverá ser paga em dezembro. Apesar disso, a negociação é livre. Negociem os valores e a forma de pagamento que seja adequada para ambos.



Precisa de dinheiro para abrir o seu negócio? Solicite um refinanciamento de imóvel

4 cuidados de quem contratou um contador

Como esse profissional tomará conta das finanças da sua empresa, qualquer deslize pode prejudicá-la e fazer com que pague multas para consertar alguns erros. Por isso, além de ter cuidado na hora de escolher quem contratar, é bom acompanhar de perto o trabalho dele. Confira quatro dicas para evitar problemas futuramente:

1. Invista na indicação!

Contrate um contador que foi recomendado por alguém da sua confiança. Pergunte a amigos e familiares se eles conhecem um profissional competente e, assim, você tem mais segurança na escolha.

2. Confie, mas nem tanto

Por melhor que seja o seu contador, prefira pagar o recibo do Imposto de Renda e de outros impostos pessoalmente. Assim você garante que essas contas foram pagas. Além disso, procure exigir relatórios mensais juntamente com os balanços feitos pelo contador. Dessa forma você acompanha de perto o desempenho da sua empresa.



3. Exija um profissional antenado

Certifique-se de que o seu contador está sempre atualizado em relação às mudanças na legislação brasileira, como alterações no recolhimento do Imposto de Renda ou possíveis mudanças na tributação.

4. Faça reuniões periodicamente

Um contador normalmente tem vários clientes ao mesmo tempo, então, você pode garantir que ele está acompanhando corretamente a sua empresa. Para isso, marque no mínimo uma reunião anual com o seu contador para ter certeza que ele está fazendo um bom trabalho.  E lembre-se de informá-lo sobre possíveis mudanças na empresa!

Veja também!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.