Mora de aluguel? Saiba o que fazer se o dono quiser vender o imóvel

  • Google+
  • LinkedIn

Visitas de compradores devem ter horário agendado previamente e você tem 90 dias para deixar a casa. Conheça mais detalhes sobre os seus direitos como inquilino

Aluguel



Quem mora de aluguel precisa saber que o dono tem o direito de vender o imóvel. Pois é! Ele pode repassar esse bem, mas isso não significa que você deverá deixar o lugar imediatamente. Para tirar as dúvidas sobre o que fazer caso isso aconteça, conheça os seus direitos como inquilino do imóvel e saiba quais cuidados tomar nesse momento.

Três direitos do inquilino quando o proprietário quer vender o imóvel

1. Você tem preferência na compra

Se o dono decidir vender a casa ou o apartamento, você tem a preferência para a compra. Isso significa que o proprietário precisa fazer para você a mesma oferta que ele faria a outros compradores. Mas, nesse caso, ele teria que conversar primeiro com você. Isso tem o nome de direito de preferência. Então, assim que o dono do imóvel decide vendê-lo, ele deve avisar você por uma notificação judicial ou informal.

2. Os compradores podem visitar o imóvel somente no horário combinado entre você e o dono

Caso você não queira comprar a casa ou apartamento que aluga, o proprietário tem a liberdade de buscar outros compradores e mostrar o imóvel para eles. Nesse caso, como você mora lá, essas visitas deverão acontecer com dia e hora marcados o quanto antes. E você precisa concordar com a data desse agendamento. Afinal, esse acordo evita que alguém apareça de surpresa na “sua” casa.

Mas fique atento: não crie problemas no agendamento dessas visitas porque o dono pode dar início a uma Ação de Despejo se achar que você está atrapalhando a venda. Nesse caso, havendo o despejo, você terá que pagar de três a seis meses do valor do aluguel estipulado no contrato.



Não deixe de conferir outros deveres que o inquilino tem quando aluga um imóvel.

3. Se o dono fechar a venda, existe um prazo para a desocupação

De fato, o dono do local onde você está morando pode decidir vendê-lo, mas isso não significa que você será despejado no dia seguinte. A Lei do Inquilinato estabelece um prazo de noventa dias para essa desocupação, então, existe esse período para você procurar outra casa e fazer a sua mudança com calma.

Conheça outras situações que dão ao proprietário o direito de pedir para o inquilino desocupar o imóvel antes do final do contrato de aluguel.



Tire mais dúvidas sobre o contrato de aluguel!

Será que o proprietário está cumprindo a parte dele nesse acordo? Confira as respostas para 17 dúvidas comuns sobre contrato de aluguel e direitos e deveres tanto do inquilino quanto do dono do imóvel.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.