Já ouviu falar no Catarse?

  • Google+
  • LinkedIn

Esta plataforma de financiamento coletivo pode ajudá-lo a levantar uma grana e tirar sua boa ideia do papel

SEU NEGOCIO_Já ouviu falar no Catarse



Equipe do Catarse, que faz financiamento coletivo de projetos

Ajudar financeiramente projetos e ideias é a proposta do Catarse. Nesse site, você divulga um projeto que quer tornar realidade, e quem gostar da proposta pode fazer uma contribuição em dinheiro. Mas tudo isso tem regras: é preciso divulgar um vídeo que explica o projeto e definir o valor que você quer, além do prazo para essa arrecadação. E vale saber que o Catarse ainda aprova se o seu projeto vai para o site. Mas todo esse esforço pode compensar no final. “Em média, mais da metade dos projetos alcança a meta. E aqueles que são bem-sucedidos costumam alcançar a meta de financiamento em 37 dias”, conta o porta-voz do Catarse, Felipe Caruso. Descubra se esta é a melhor maneira de conseguir dinheiro para seu negócio.

Como funciona a arrecadação

No Catarse, você não recebe qualquer valor arrecadado: é preciso bater a meta. Então, é possível levantar todo o dinheiro necessário (às vezes o valor ultrapassa essa meta) ou não receber nada no final – e estas são as únicas opções. Entenda essa regra do Tudo ou Nada:

Tudo: quando o projeto é bem-sucedido

Se a quantia pedida for atingida ou superada, o dono do projeto fica com o dinheiro, e o Catarse ganha 13% do valor total. Ao final do prazo do projeto, a sua parte será depositada na conta que você informar.

Nada: projeto que não bate a meta
Nesse caso, o site devolve as contribuições para todos os apoiadores, sendo que o dono do projeto não leva nada – nem o Catarse.

Como participar

O primeiro passo é ter um projeto bem definido. Dedique bastante tempo nessa etapa porque você também precisará decidir como fazer o vídeo de arrecadação, quais recompensas oferecer para quem contribuir e qual o valor necessário para o projeto sair do papel. Além disso, pense no prazo de captação desse dinheiro, que pode ser de até 60 dias.

Assim que souber os detalhes do projeto, grave o Vídeo Campanha para apresentar sua ideia. Você pode usar o celular, por exemplo, mas procure ser claro e convincente – além de garantir que o áudio e a imagem estarão com uma boa qualidade. Em relação às recompensas, o truque é ser criativo! Para ter algumas ideias, veja o que os outros projetos oferecem, mas saiba que a intenção da recompensa é ser somente um agradecimento pela contribuição.

Já tem uma empresa?

O Catarse também dá espaço para campanhas de empresas que já existem e querem, por exemplo, financiar o lançamento de novos produtos e serviços. Como essa plataforma não faz você perder dinheiro, caso não financie o valor que pediu, pode ser uma maneira de testar essas inovações.

7 dicas para fazer o seu projeto dar certo!

1. Respeite a apresentação exigida

O projeto tem que ter todos os itens obrigatórios, como vídeo de campanha, recompensas para os apoiadores, uma descrição transparente e clara sobre o projeto e uma meta financeira realista. Uma dica: procure chamar a atenção desde o começo do seu vídeo de apresentação. Dessa forma, você aumenta as chances de espalhar a sua ideia entre quem poderia colaborar.



2. Leia projetos parecidos com o seu

“Usar o Catarse pode uma maneira menos burocrática de conseguir o financiamento, mas é bastante trabalhosa. Procurar projetos semelhantes ao seu, mas que já foram aprovados, ajuda nesse processo”, indica Felipe Caruso. Então, observe a meta, o tempo no ar, as recompensas e as estratégias de campanha que outros projetos apresentaram antes de criar a sua estratégia.

3. Liste amigos que poderiam ajudar

Não perca tempo: identifique o quanto antes quais são os conhecidos que topariam apoiá-lo. “Uma forma de fazer isso é pensar naqueles que se interessariam pelo tema ou tipo de projeto que você criou”, explica Felipe. E faça uma lista grande com pessoas, blogs, empresas e associações, desde que eles tenham relação com a área do seu projeto. Mesmo quem não pode ajudar financeiramente tem um papel importante na hora de reforçar a divulgação. Então, peça ajuda sempre.

4. Planeje sua campanha

Pensar no que fazer durante a campanha aumenta as chances de sucesso do financiamento coletivo. “Um dos maiores erros é achar que basta colocar a proposta no ar para o dinheiro aparecer”, alerta Felipe. Você precisa engajar as pessoas e ir atrás das contribuições com uma boa divulgação. Uma opção é montar um cronograma diário prevendo as atividades que vão atrair apoiadores durante a campanha. Use a lista que você montou para identificar quais amigos gostariam da sua ideia e, então, crie métodos para chamar a atenção deles.

5. Invista na qualidade do vídeo

Como os usuários conferem o vídeo antes de ler a descrição do projeto, você precisar chamar a atenção desde o começo. É o caminho mais fácil para disseminar a sua ideia e convencer os apoiadores que pode ser bacana ajudá-lo financeiramente.

6. Defina um valor mínimo  

Estabeleça uma quantia mínima de arrecadação para executar o projeto. “Deixe claro o que você consegue fazer com aquele valor, mas também informa o que poderia fazer se conseguisse mais. Esse tipo de estratégia estimula as pessoas a contribuir e divulgar”, afirma o porta-voz do Catarse.

7. Tenha transparência



O financiamento coletivo torna público o seu projeto, então, seja transparente! “Explique bem o que fará com o dinheiro, pois a transparência é fundamental para alguém decidir apoiar um projeto”, ressalta Felipe.

Se você ainda não decidiu fazer um financiamento coletivo, conheça outras maneiras de conseguir dinheiro para o seu negócio.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.