Investidor-anjo: uma alternativa para colocar dinheiro na sua empresa

  • Google+
  • LinkedIn

Conheça o trabalho de empreendedores que investem em negócios em crescimento e saiba o que este sócio pode fazer por você

investidor anjo



Não existem milagres no mundo dos negócios, certo? Mas isso não significa que você não possa ser abençoado! Deixando a brincadeira de lado, existe uma maneira de conseguir dinheiro para a empresa com um investidor-anjo. Este empreendedor é uma pessoa física que tem experiência em administrar negócios e quer aplicar o dinheiro em alguma empresa que esteja a um passo de crescer.

Além disso, o investidor-anjo costuma dar conselhos e orientações para ajudar no crescimento do negócio, afinal, ele quer que o dinheiro aplicado dê lucro. Como consequência do investimento, ele vira seu sócio e participará das decisões e divisões do lucro. Segundo Cássio Spina, presidente da Anjos do Brasil, a porcentagem da empresa que fica para o investidor-anjo costuma estar entre 15% e 35%.

Se você acredita que pode ser uma boa ideia procurar este investimento, confira as principais dicas do consultor financeiro da Konkero, Guilherme de Almeida Prado, e saiba o que analisar antes de pedir essa ajuda.

Quem é esse anjo?

Costuma ser um empreendedor que tem como profissão investir em empresas. Por esse motivo, ele costuma ter noção em administração de negócios e pode orientá-lo em decisões importantes, além de colocar dinheiro na empresa. Esse investimento inicial não será cobrado depois, como acontece no caso de um empréstimo, pois quando o investidor decide apoiar a empresa, ele se torna seu sócio e dono de uma parte do negócio, assim como dos lucros.

Atenção! Dividir a empresa com alguém sempre envolve riscos. Por isso, é muito importante que você e o seu anjo tenham um bom relacionamento! A parceria envolve investimento e troca de experiências, então, quanto mais próximas forem as ideias, melhor para a empresa. Na hora de procurar o seu investidor, busque alguém que já atuou na área do seu negócio e possa compartilhar essa experiência. Outra opção é procurar um anjo que complemente as suas habilidades. Se você quer aumentar o numero de clientes, mas não sabe vender, por exemplo, procure um investidor que seja especialista nessa área. O conhecimento dele vai ser útil.

Os negócios mais procurados

Um investidor-anjo costuma procurar as empresas que estão caminhando para uma fase de crescimento. Se o seu negócio já existe e está precisando de grana para aumentar o número de unidades, entrar no ramo das franquias ou inovar na produção, você terá mais chance de conseguir a sociedade com o investidor-anjo.

Isso significa que dificilmente um negócio novo recebe esse tipo de apoio. Então, se você teve uma ótima ideia, mas ainda não tirou nada do papel, que tal fazer alguns testes antes de procurar esse investidor? Assim, você mostra que confia no seu projeto e incentiva o empreendedor a olhar para ele com mais interesse.

Fique atento! Se você pretende abrir um negócio tradicional, como uma padaria ou um salão de beleza, também é pouco provável que um anjo vá investir nessa proposta. Nesse caso, prefira chamar que você conhece e confia que possam entrar como sócios, ou conheça alternativas para conseguir dinheiro para o seu negócio.

3 passos para conquistar o seu anjo

Não sabe como convencer o seu investidor de que a empresa é um bom negócio? Confira três dicas para mostrar que a sua ideia merece um investimento!



1. Tenha um bom planejamento

É preciso definir algumas informações básicas sobre o crescimento que você espera ter na sua empresa. Por exemplo, quais estratégias usar para aumentar as vendas ou ampliar o negócio, qual o lucro esperado e em quanto tempo você acredita que pode chegar nesse valor. Além disso, trace uma meta de quanto dinheiro seria necessário para tudo isso acontecer. O investidor-anjo pode orientá-lo caso a ajustar essas metas, mas faz toda diferença ir com uma proposta definida – mesmo que ela passe por alterações futuramente.

3. Comprometimento

Mostrar que você pesquisou sobre o assunto, fez cursos na área e saiu do emprego para investir seu tempo nessa ideia são indicativos de que você realmente tem confiança no projeto. Quando você acredita nos seus planos, aumenta as chances de convencer os outros!

2. Treine como você fala sobre a sua ideia

Não tem certeza se você está sendo claro ao contar seus planos? Faça uma apresentação do negócio para amigos e conhecidos! Mesmo que eles não conheçam tanto sobre assunto, ainda podem dar opiniões sobre a clareza da sua apresentação. E você pode melhorar as explicações para conquistar de vez o seu anjo.

Quais cuidados que você precisa ter

Quem consegue um investidor-anjo tem que tratá-lo como sócio. Nesse caso, fique atento para não ser um funcionário da própria empresa e deixar o poder de decisão nas mãos dele. É comum se sentir pressionado a aceitar todas as ideias do investidor só porque ele colocou dinheiro no negócio. Mas lembre-se que vocês são parceiros nessa empresa.

Além disso, preste atenção no contrato que o anjo está propondo, pois nele estão detalhados todos os compromissos de cada um. Por exemplo, ele pode querer tirar o seu direito de comprar a parte dele na empresa futuramente – e você precisa decidir se está disposto a aceitar essa condição.



Dica: antes de partir para um investidor anjo, procure ideias criativas para ganhar dinheiro e montar o negócio sozinho! Que tal apostar na revenda de produtos, por exemplo? Confira outras oito ideias para ganhar um dinheiro extra! Vale tudo, menos se endividar.

Quer conhecer mais uma alternativa para levantar uma grana para a sua ideia? Saiba mais sobre o Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo de projetos.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.