Faça a empresa crescer usando um mural de ideias

  • Google+
  • LinkedIn

Faça-a-empresa-crescer-usando-um-mural-de-ideiasGerenciar um negócio exige planejamento e organização. Uma saída utilizada em grandes empresas são painéis ideais para você anotar tanto os problemas quanto as soluções. Assim, o que é importante saber está sempre à vista.

O Sebrae-SP disponibiliza em seu site o Planeja Fácil, um mural que vai ajudá-lo a montar o planejamento de sua companhia.



Onde conseguir este painel

O arquivo com a planilha você baixa aqui. Ela deve ser impressa em uma gráfica – e este será o único custo do processo.

Os detalhes para imprimir em casa em folhas sulfite estão no site do programa.

Como organizar a planilha

Agora que você já viu o arquivo, precisa entender qual a função de cada uma destas partes numeradas:

1. Eu observo – Aqui você coloca todos os problemas e os pontos positivos da sua empresa para facilitar a análise da situação atual.

2. Eu priorizo – Neste espaço entram as ideias e os projetos futuros que você gostaria de colocar em prática (levando em conta o cenário atual da empresa).



Precisa de dinheiro para abrir o seu negócio? Solicite um refinanciamento de imóvel

3. Eu decido – Agora, escolha um objetivo da lista da etapa anterior e coloque-o nessa seção. Ele será o seu foco neste momento. Pode ser uma ampliação da sua loja ou uma nova parceria, por exemplo.

4. Eu planejo – Essa parte costuma dar mais trabalho do que as outras. Escolhido seu foco, você deve detalhar aqui quais serão as suas ações, o tempo que tudo levará e qual o custo total.

5. Eu faço – Aqui você monta o plano de ação, organiza quem fará as mudanças, como e quando serão feitas.

6. Eu acompanho – Conforme seu novo projeto estiver em andamento, você deve ficar de olho se as suas expectativas serão atingidas ou não.



7. Eu aprendo – Neste último quadro você coloca tudo que aprendeu com as mudanças para usar os aprendizados nos seus projetos futuros.

Dica: cole papeis coloridos no quadro para facilitar a visualização do seu mural. Pode usar cores diferentes para diferenciar os pontos fortes e os fracos do seu negócio, por exemplo.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.