Como melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa

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Funcionário ou chefe, a responsabilidade por um bom ambiente de trabalho é dos dois. Confira dicas simples para construir um clima saudável no trabalho!

ambiente de trabalho



Não é só o salário que importa! O emprego dos sonhos também envolve uma rotina estimulante e um ambiente de trabalho saudável, e tudo isso influencia no comportamento e nos resultados de cada um. Chamada de Clima Organizacional, a qualidade do ambiente é percebida pelos integrantes da empresa e influi diretamente na produtividade dos funcionários. “Se o ambiente for positivo, comportamentos construtivos serão alimentados, gerando mais produtividade e qualidade de vida. Mas se for vicioso, a produtividade ficará comprometida, desgastando os empregados e os relacionamentos dentro da empresa.”, explica a psicanalista e coach Alessandra Cejkinski, de 37 anos.

E esse é um ótimo motivo para melhorar o ambiente da sua empresa! Sem contar que um funcionário motivado tem mais concentração e costuma fazer escolhas melhores no seu dia a dia. Além disso, é mais confiante, não perde tempo refazendo trabalho ou reclamando de situações negativas que o fazem perder o foco de sua tarefa. Gostou? Então veja como melhorar o ambiente na sua empresa!

3 dicas infalíveis para construir um bom ambiente de trabalho na sua empresa!

1. Repense o papel de chefe

O dono de uma empresa pode passar a impressão de não estar acessível para conversa. Em muitos casos, ele é visto como alguém que só controla os erros dos funcionários. É importante quebrar essa imagem negativa e destacar a importância do trabalho em equipe, atribuindo ao chefe à imagem de um líder e não de um opressor. “Quando uma equipe tem empatia com seu líder e percebe que a pessoa que os lidera está lá por ser competente para aquela tarefa, eles a vêem como exemplo. Assim, os funcionários percebem a importância de seguir suas orientações e se sentem parte de uma engrenagem em que cada um tem seu papel e relevância”, revela Alessandra.

2. Abra espaço para conversa

É importante que todos os funcionários se sintam à vontade para levar questões aos seus superiores! Isso vai estimular o diálogo e evitar intrigas no ambiente de trabalho. “Então, o chefe deve manter o respeito em relação ao vocabulário utilizado e ao posicionamento diante de uma reivindicação, uma colocação ou crítica construtiva que o funcionário possa trazer e, principalmente, mostrar-se aberto à opinião dele”, explica a psicanalista.



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3. Fale com o funcionário sobre o trabalho dele

Valorize o seu funcionário! A especialista afirma: oferecer um retorno (chamado de feedback) garante resultados positivos. “O funcionário se sente visto e, mesmo que não tenha acertado na proposta de trabalho, ele fica mais à vontade para tirar dúvidas e pedir outras orientações, garantindo um esforço para acertar quando ele for refazer a tarefa”, afirma.

O papel do funcionário



É importante que a empresa forneça todos os meios para um ambiente de trabalho saudável, mas a mudança só será possível com a colaboração de todos. “Ficar resmungando, reclamando, se queixando, fazendo intrigas, falando mal dos chefes ou de outros funcionários são atitudes proibidas para quem quer manter um bom ambiente de trabalho.”, ressalta Alessandra. Uma conversa educada e madura já é um grande início para um bom relacionamento com o chefe ou seu superior. Se tiver dúvidas na execução de uma tarefa, não deixe de perguntar! Isso mostra que você está interessado em aprender e busca o melhor para a organização.

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