Como garantir uma sociedade de sucesso

  • Google+
  • LinkedIn

Um bom relacionamento com o seu sócio é essencial para o crescimento da empresa!

SEU NEGOCIO_Como garantir uma sociedade de sucesso



Manter um clima de trabalho saudável só melhora a produtividade da sua equipe. Mas se dar bem com quem vai dividir as decisões da empresa é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso. Segundo Marcelo Toledo, empreendedor no setor tecnológico há 14 anos e fundador de cinco startups de tecnologia, começar uma sociedade pode trazer benefícios para a empresa. “Isso porque você tem a chance de dividir os investimentos, as responsabilidades e também os problemas. Nesse caso, consegue colocar em prática alguma ação que não faria sozinho”, explica. Compartilhar os problemas em vez de criar novos obstáculos: esse deve ser o objetivo da sociedade. Confira duas dicas infalíveis para garantir uma parceria bem sucedida!

1. Metas em comum, perfis diferentes

Escolher um sócio que pensa exatamente como você talvez não seja a melhor opção. “É saudável para o negócio ter pessoas com ideias diferentes, desde que ambos consigam expressar o que pensam”, defende Marcelo. Se visões diferentes ajudam a melhorar o negócio, procure um profissional com características complementares às suas. Por exemplo, se você é muito bom em administração, mas deixa a desejar em vendas, pode ser interessante procurar um sócio com habilidades nessa área, pois elas vão melhorar o desempenho da empresa.

2. Coloque tudo no papel

Problemas ocorrem em qualquer negócio, então, o melhor momento para preveni-los é no começo da sociedade. Procure acertar agora todos os pontos que podem surgir futuramente. Entre os temas que devem ser discutidos, procure falar sobre: qual é o procedimento para um dos sócios deixar a sociedade, quais as regras para aposentadoria e contratação de filhos e parentes, qual a porcentagem de lucros que vai ser retirada e quanto será reinvestido, como será a distribuição das ações etc. “Muitos sócios usam um contrato padrão do contador e assinam este papel sem listar pontos específicos do próprio negócio. Então, as chances são maiores de surgirem problemas que poderiam ter sido evitados”, conta o empreendedor.

3. Conversem sobre o acordo de acionistas no mínimo uma vez por ano



É comum os sócios não acertarem de uma vez muitos pontos do acordo inicial de acionistas. Por isso, procure separar um momento no ano para rediscutir novos pontos e refletir sobre o futuro da empresa – e sempre coloque tudo no papel.

Já tem uma empresa e está à procura de um sócio? Fique pode dentro do vesting



Usado principalmente em empreendimentos que estão começando e que apresentam grande capacidade de crescimento, o vesting é um item do contrato entre acionistas que determina um período de “experimentação” do sócio, ou seja, um prazo para ele atuar na empresa e, ao final, receber a porcentagem de ações combinadas. “Além de incentivar o profissional que entra para a empresa, essa prática protege os interesses do fundador que não conhece o seu sócio”, conta Marcelo. O prazo de experimentação costuma ser de um ano, tempo para o empreendedor ter certeza se o profissional é adequado para a empresa. Além disso, o sócio pode ser desligado antes do tempo sem que o dono perca nenhum percentual do empreendimento.

Já pensou em abrir um negócio em família? Conheça as vantagens e desvantagens dessa operação e descubra como melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.