Como criar uma página no Facebook para sua empresa

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Conheça as cinco etapas básicas para criar uma Fanpage no Facebook e, de quebra, veja três dicas que vão ajudá-lo a bombar a página do seu negócio!

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Os dados do Facebook impressionam. Atualmente, são aproximadamente 900 milhões de usuários conectados somente nessa rede. Se você está montando um negócio, não adianta fugir: as redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial para chegar até o consumidor. “Elas fazem um grande trabalho na imagem da empresa. E ter uma boa reputação traz um valor inestimável, além de ser uma maneira de avaliar o impacto da sua marca para criar estratégias e se diferenciar da concorrência”, explica Paco Llistó, diretor da Midiatix (empresa especializada em mídias sociais). Mas não adianta criar um perfil como o seu para o Facebook. Empresas e negócios precisam ter uma Fanpage – e você consegue criá-la em até cinco passos. Quer ver?

Como criar uma Fanpage no Facebook em cinco passos simples

1. Defina o nome da sua Fanpage

É necessário ter uma conta no Facebook para criar a Fanpage da sua marca. O primeiro passo é entrar na página de criação da Fanpage e colocar seu usuário e senha se ainda não estiver logado. Você será direcionado a uma tela para definir qual o tipo de Fanpage quer criar. Nesse momento, escolha uma das categorias: negócio ou estabelecimento, companhia ou instituição, marca ou produto, artista, banda ou figura pública, entretenimento, causa social ou comunidade.

Em seguida, precisará colocar o nome da página da sua empresa e ler os Termos de Uso antes de aceitá-los – ele conta as regras de uso da Fanpage e, quando você desrespeita alguma delas, pode perder a página e os seguidores. Se o nome escolhido por você já estiver sendo utilizado, aparecerá um aviso dizendo que a página já existe. Então, o Facebook dará sugestões de nomes parecidos com o que você colocou.

2. Descreva seu negócio

Após definir o nome, você deverá fazer a descrição da sua empresa, colocando uma breve explicação sobre seu negócio. É possível adicionar um link nessa descrição, que pode levar para o site ou blog da sua empresa, por exemplo.

3. Escolha a foto do perfil

Ela será o ícone da sua Fanpage quando você postar ou comentar em outros posts. O ideal é usar o logo ou a marca da sua empresa. Nesse caso, salve a foto no seu computador e faça o upload dessa imagem quando o Facebook der essa opção. É importante escolher bem qual imagem usar para não precisar trocá-la depois. Manter a mesma imagem ajuda os clientes a gravarem melhor qual é a sua empresa.

4. Mude o endereço da página

A tela seguinte vai gerar automaticamente o endereço da sua Fanpage, mas você pode alterá-la, se achar necessário, personalizando o endereço com o nome da empresa. Vale a pena fazer essa mudança para facilitar a busca de usuários que queiram encontrar sua página. Um exemplo é a Konkero, que alterou o endereço para: facebook.com/konkerobrasil.

5. Favorite a Fanpage

Nesse ponto, sua página estará criada! Uma dica é adicioná-la aos favoritos para acessá-la com mais rapidez. Vale saber que essa página ficará na coluna do lado esquerdo da sua página pessoal no Facebook.

Saiba administrar sua Fanpage!

Existem algumas ferramentas que personalizam a página e facilitam o uso. Você pode começar, por exemplo, adicionando uma imagem para a capa da sua página – funciona como a imagem de capa do seu perfil. Essa foto ficará atrás do nome da sua Fanpage, então, prefira usar uma imagem que tenha relação com seu produto ou com a marca. Não se esqueça de ir salvando as mudanças que você faz na página! Basta clicar no botão salvar alterações para evitar problemas.



Em seguida, convide sua rede de amigos para curtir a página! Eles receberão uma notificação desse convite e, mesmo que não curtam agora, saberão que a sua empresa existe.

Por ter criado a Fanpage, você administra tudo que será colocado ali. É possível adicionar outros administradores, que podem ser os sócios ou quem trabalha com você – desde que você confie nele.

As funções do seu Painel de Controle também são importantes! Veja abaixo o que cada uma significa:

  • Visibilidade da página: mostra se a Fanpage está publicada.
  • Capacidade para publicar: aqui você define se qualquer pessoa pode publicar na sua Fanpage e o que ela pode publicar (fotos e vídeos, por exemplo).
  • Visibilidade de publicação: você escolhe se quer ver na linha do tempo da sua Fanpage o que outras pessoas estão postando.
  • Limite de privacidade de publicação: nesse campo dá para especificar quem vai ver as publicações da sua página, ou se ela vai ser aberta ao público.
  • Mensagens: você quer que outros usuários entrem em contato com a sua página? Aqui você define se é possível mandar mensagens ou não.
  • Capacidade de marcação: autoriza as pessoas a marcarem o nome da sua página se elas publicarem algo citando sua empresa.
  • Notificações: define se quer receber as notificações da sua página (quem curtiu, mensagens recebidas) somente pelo facebook ou por email também.
  • Restrição de país ou idade de usuário: quer limitar o público da sua página? É possível restringir os acessos por país ou idade dos usuários.
  • Moderação da página: é possível bloquear alguma palavra de ser postada na sua Fanpage.
  • Filtro de linguagem ofensiva: complementar à função acima, esse filtro notifica se palavras consideradas ofensivas aparecerem na sua Fanpage.
  • Sugestões de paginas semelhantes: você pode escolher se quer que a sua Fanpage seja recomendada para quem curte páginas semelhantes à sua.
  • Respostas: nessa função você libera ou não que outros usuários respondam comentários na sua página.

3 etapas fundamentais para acertar na sua Fanpage!

1. Planejamento de conteúdo

Ter uma estratégia é o primeiro passo. “Você pode começar com perguntas básicas, por exemplo, o que a página vai veicular? Quem eu quero atingir com as postagens? Com uma estratégia definida fica mais fácil atingir o seu público alvo” explica Paco Llistó, diretor da Midiatix. Você pretende divulgar os produtos ou terá espaço para compartilhar notícias dos portais que tenham relação com o seu ramo? Tudo isso deve ser pensando no começo.

2. Compromisso com as postagens

Monte um cronograma de postagens. “Um grande erro é ir para o facebook e não postar com constância. Não basta estar nas redes sociais, você tem que ser atuante nelas. Você assumiu um compromisso com quem curtiu a sua página, então, entregar um conteúdo alinhado com a proposta é muito importante para criar uma relação com o usuário”, explica o diretor da Midiatix.



3. Seja fiel a um formato

Ideias podem ser testadas, mas escolher um formato específico é uma boa opção. “Não existe uma fórmula mágica, depende muito da linha da empresa e da proposta que ela quer aplicar. Respeitar os textos mais curtos e diretos, e trabalhar vários formatos, como fotos, vídeos, textos, é uma dica geral, mas escolher entre ser sério ou dar um tom mais divertido vai depender muito da página”, ressalta Paco Llistó. E vale saber que as duas estratégias podem dar certo.

Atenda seu cliente também fora das redes sociais!

Muitas empresas usam o Facebook como um canal direto de contato com o cliente, especialmente pela praticidade. Mas o diretor da Midiatix alerta: não deixe o atendimento tradicional de lado. “Essas mídias não substituem o atendimento pessoal. E restringir o contato às redes sociais pode ser um erro”, afirma Paco. Oferecer um suporte aos clientes é importante para construir a credibilidade da empresa. Por isso, dispensar um atendimento padrão, contínuo e cuidadoso pode resultar em mais reclamações para a empresa.

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