Aumente sua rede de contatos e decole na carreira

  • Google+
  • LinkedIn

Aumentar a rede de contatos pode ser decisivo para conquistar as melhores oportunidades profissionais.Aumente-sua-rede-de-contatos-e-decole-na-carreira

Existe uma série de fatores importantes para você se dar bem profissionalmente. Um deles, sem dúvida, é a sua rede de contatos, ou seja, o seu networking. A psicóloga Alessandra Cejkinski, especialista em coaching, garante: “Os benefícios do networking são vários, não importa a área que você esteja atuando”. Ficou interessado? Aprenda a construir a sua própria rede de contatos profissionais!



O que é networking?

Palavras vindas do inglês, net quer dizer rede e working quer dizer trabalhando. Assim, o significado de networking é exatamente esse: uma rede de contatos voltada especificamente para o trabalho profissional. Mas fique atento! Não é só no ambiente de trabalho que você conhece profissionais que podem aumentar a sua rede. “Mesmo quem você conhece por meios pessoais pode trazer benefícios profissionais, por isso, quanto mais pessoas mantiver contato, maior será sua rede”, explica a psicóloga.

Vantagens de construir a sua rede

Construir um networking é benéfico para qualquer profissional, mas em algumas situações pode ser essencial. “Certas posições só são preenchidas por indicações, e a melhor forma de fazer isso é através da rede”, explica Alessandra.  Além disso, você conhece profissionais que podem ser a sua porta de entrada para outros contatos interessantes e possíveis parcerias. Essas pessoas podem dar dicas de como melhorar o desempenho do seu trabalho, mantendo você por dentro das novidades da sua área. De quebra, este relacionamento profissional ainda pode se transformar em uma amizade!

Ficou animado para ampliar seus contatos profissionais? Veja algumas atitudes que ajudam a construir o seu networking e abrem portas na carreira:

1. Lembre-se de quem você conhece

“É importante manter contato com as pessoas que você vai conhecendo ao longo da vida, ou seja, conversar com regularidade”, alerta Alessandra. Imagine que um dos seus contatos virou presidente de uma empresa e vocês não se falam há dez anos! É mal visto pelo mercado uma abordagem nessa situação. Se vocês conversam regularmente, nada mais natural do que manter a conexão. “Um dos maiores desafios do networking é fazer bom uso da sua rede de contatos sem parecer que você só está fazendo amizade por interesses profissionais”, destaca a especialista.

2. Use as redes sociais



O Linkedin é uma rede gratuita que mostra a sua experiência acadêmica e profissional, e foi criada exatamente para aproximar parceiros profissionais. E não para por aí! “O Facebook, apesar de ser uma ferramenta pessoal e não focada no profissional, tem entre as informações de perfil o local onde a pessoa trabalha. Então, você pode acompanhar a evolução profissional dos seus amigos e, quem sabe, fazer contato caso veja que existe alguma oportunidade”, indica Alessandra.

3. Conheça mais ambientes

Frequentar lugares diferentes pode ajudar a conhecer pessoas de outras áreas que, mesmo atuando em setores diversos, são importantes para sua rede de contatos. A psicóloga também chama atenção para a oportunidade de criar chances de ser visto. “Marque presença em palestras, cursos, reuniões de negócios, eventos dentro e fora da empresa. Essa é uma forma eficiente de conhecer pessoas interessadas e bem informadas para compor o seu networking”, conta ela.

4. Procure se relacionar

Sempre que for fazer contato, tenha uma atitude personalizada! É o chamado link de relacionamento, ou seja, desenvolver um assunto em comum com o profissional com quem você está conversando. Não se esqueça de ter sempre a mão os seus cartões de visita!



Dica: descubra quais são seus pontos fortes! Conhecendo bem que tipo de profissional você é, fica mais fácil se apresentar com segurança e destacar suas habilidades e competências.

Que tal começar o seu networking? Saiba Como ter uma imagem profissional nas redes sociais e confira outras 7 dicas para voltar com tudo ao mercado de trabalho.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.