As franquias com o melhor atendimento ao franqueado

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Conheça três franquias que foram premiadas pelo suporte do franqueador e saiba como evitar problemas comuns neste relacionamento

melhor atendimento ao franqueado



Abrir uma franquia é uma opção bastante procurada por quem deseja ser dono de um negócio. Mas não basta fechar a compra: o franqueador precisa oferecer um ótimo suporte para a sua loja. Afinal, a franquia é uma marca consolidada, que tem política de trabalho e programas de capacitação já definidos, além de uma experiência de erros e acertos que podem ser úteis para você. Por esse motivo, é tão importante descobrir se a franquia que você escolheu oferece um bom atendimento.

Vá atrás dos premiados!

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) distribui anualmente para as melhores empresas o Selo de Excelência em Franchising (SEF). Esse prêmio leva em conta uma pesquisa sigilosa com franqueados e funcionários, e o resultado dessa avaliação mostra como é a qualidade do suporte oferecido pela empresa. E você pode usar esta análise para escolher franquias que darão um bom apoio ao seu negócio.

Então, confira os ganhadores do último prêmio que se destacaram pelo melhor atendimento:

Make Up

Vencedora da Categoria Pleno, que avalia marcas com mais de 10 franqueados ou que estão há mais de três anos no mercado.

A franquia é especializada em funilaria, pintura e estética automotiva, a empresa está no mercado há 19 anos.

inFlux English School

Vencedora da Categoria Sênior, que avalia marcas com mais de 30 franqueados ou que estão há mais de cinco anos no mercado.

Escola de inglês que prepara para exames internacionais. No mercado desde 2004, já foi vencedora por quatro anos do Prêmio Destaque do selo de excelência em franchising.
Acesse em.

The Kids Club

Vencedora da Categoria Master, que avalia marcas com mais de 60 franqueados ou que estão há mais de dez anos no mercado.

Implantada no Brasil em 1994, a rede tem mais de 100 franquias espalhadas pelo país e quase 60 mil alunos em todo o mundo. Os cursos de inglês são voltados especificamente para crianças.

Saiba evitar confusão



Nem sempre a relação entre você e o franqueador estará livre de conflitos. Por isso, confira os problemas mais comuns na gestão de franquias e evite essas ciladas:

1. Descubra quem deve ser seu fornecedor

Normalmente, as franquias usam um contrato padronizado em que o franqueador define que são as fornecedoras de água e de energia, qual a operadora de telefone e o plano de saúde oferecido.

Fique atento: apesar dessa regra, é comum a inclusão de produtos específicos da franquia. O setor de alimentos, por exemplo, pode determinar que uma máquina para aquecer a comida ou preparar as bebidas deve ser de uma marca específica, o que às vezes fará você gastar mais. Então, verifique esses itens na hora de assinar o contrato.

2. Saiba o que você pode fazer quando a franquia terminar

Em muitos casos existe uma condição de não-concorrência no contrato, o que significa que o franqueado que encerrar a franquia não poderá exercer uma atividade no mesmo ramo deste negócio durante um período.

Fique atento: se você pretende continuar na área independentemente do sucesso da franquia, é importante levar em conta essa restrição para não ter problemas no futuro.

3. Converse com ex-franqueados

O candidato a franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que tem todas as condições do negócio e uma lista de ex-franqueados da rede para você entrar em contato e tirar as dúvidas que quiser.

Fique atento: ao ouvir os relatos de ex-franqueados preste atenção principalmente nos problemas que eles tiveram com a franqueadora. Entre em contato também com quem ainda está operando a franquia para entender os problemas enfrentados no mercado atual.

Prejuízo de R$ 80 mil: fechei a compra da franquia sem pesquisar mais sobre a empresa



Há alguns anos, Andre Roberti, 29 anos, comprou uma franquia digital da empresa G3W Concept por acreditar que estava diante de uma ótima oportunidade. “Fui chamado por um amigo e, como a apresentação deles foi muito convincente, me empolguei e fechei o acordo. E só quando eu já tinha entrado para a franquia que eu percebi que não existia nenhum tipo de suporte técnico ou atendimento ao cliente. Naquele momento eu vi que alguma coisa estava errada”, conta.

O problema: a empresa era ilegal. Como Andre não conversou com outros franqueados e também não fez pesquisas sobre a empresa, entrou em um golpe. Os contratos estavam irregulares e, em muitos casos, as adesões dos franqueados eram online, sem nenhum controle. Além disso, Andre ficou sabendo depois que os sistemas que as franquias deveriam vender eram programas que estão disponíveis gratuitamente na internet. Ou seja, o golpe estava todo planejado. “Deixei a franquia em agosto de 2011 com um prejuízo de R$ 80 mil. Várias pessoas entraram com um processo, mas os donos sumiram e ninguém sabia quem eles eram”. Para tentar recuperar o prejuízo, Andre criou abaixo-assinado na internet para reunir as pessoas que se sentiram lesadas pela empresa e para denunciar esse modelo de negócio. Ele ainda está processando a empresa, mas, infelizmente, não conseguiu recuperar nada do que investiu.





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