5 pontos importantes para abrir uma franquia

  • Google+
  • LinkedIn

Descubra quais são os 5 principais pontos para analisar antes de abrir uma franquia!

5-pontos-importantes-para-abrir-uma-franquia



Está pensando em abrir um negócio? A franquia costuma ser uma boa opção, pois você trabalhará com uma marca que já existe e saberá possíveis obstáculos para o crescimento da empresa.

Mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados antes de fazer sua escolha. “As franquias não são sucesso garantido. Isso também depende muito do empresário”, conta o diretor da consultoria em franchising Praxis Business, Maurício Galhardo.

Para fazer boas escolhas, conheça os cinco pontos principais que você deve analisar nesse processo:

1. Conheça os dois passos para escolher a franquia

Considere tanto a paixão quanto o lucro

Não pense apenas no negócio que tem o seu perfil. Você precisa levar em consideração se gosta do setor e quanto pode faturar nele. “Não adianta amar o trabalho se a franquia não fecha a conta no azul”, diz Maurício.

Tenha certeza que a marca é confiável

Além de pesquisar na internet e com outras pessoas que abriram esta franquia, veja se a franqueadora é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), o que garante que ela adota alguns padrões de qualidade importantes.

Precisa de dinheiro para abrir o seu negócio? Solicite um refinanciamento de imóvel

2. Descubra onde abrir a empresa

Depois que você escolheu a marca, pense no público que precisa atingir e onde vai encontrá-lo. Quando visitar os possíveis pontos comerciais, faça isso em diferentes horários do dia: durante a semana e também aos sábados e domingos. Assim, você analisa o movimento do local e sabe se terá uma boa clientela.



Com esse cuidado você também evita surpresas desagradáveis. “Nas visitas você descobre se tem uma feira durante a manhã naquela rua ou se o bairro é muito barulhento”, alerta o especialista.

3. Fique por dentro da concorrência

Outro fator para levar em conta são as empresas que já oferecem um serviço parecido com o seu naquele bairro. Para ter uma empresa diferente e atrair clientes, você precisa conhecer bem seus concorrentes. “Compre o produto e seja atendido por ele para depois analisar as falhas que encontrou nesse processo. Assim você prepara melhor o seu negócio”, ensina Maurício.



4. Conheça as suas obrigações e as regras da marca

Essas informações você encontra na Circular de Oferta de Franquias (COF). Este é um termo de compromisso entregue ao futuro franqueado para ele analisar em no mínimo dez dias. “A COF também traz uma lista com os franqueados da marca nos últimos dois anos, incluindo aqueles que foram à falência”, explica o especialista. Ou seja: é uma oportunidade para você entrar em contato com essas pessoas e saber como foi o relacionamento delas com a marca.

5. O que saber antes de fechar o negócio

Existem marcas que permitem a compra da franquia por meio do financiamento e, inclusive, indicam linhas de crédito específicas. Converse com a empresa para negociar a melhor forma de pagamento.  Algumas financiam até 70% do valor do negócio.

Veja também!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.